Conheça a história de paranaenses que tiveram a vida transformada pelos cursos da instituição
Fundado em 7 de julho de 1947 no Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac PR) celebra 76 anos neste mês de julho. A instituição, fundada nacionalmente no ano anterior, nasceu com o objetivo de formar mão de obra qualificada para o comércio.
A entidade, que faz parte do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, é mantida pelo próprio setor comercial, e hoje conta com 40 unidades no Paraná, além de quatro Unidades Móveis e 35 polos para o ensino à distância.
Desde a sua fundação, o Senac PR tem se destacado como referência na formação de profissionais qualificados para atuar no setor do comércio de bens, serviços e turismo. Com uma estrutura sólida e programas de ensino abrangentes, o Senac PR tem proporcionado oportunidades de aprendizado e aprimoramento para milhares de paranaenses.
Em 2022, a instituição realizou cerca de 120 mil atendimentos, número que considera todas as modalidades de cursos oferecidos, desde aprendizagem, qualificações, aperfeiçoamentos e graduações, bem como ações extensivas. Desse total, 42,5 mil matrículas foram realizadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), direcionado a pessoas de baixa renda.
Criada para promover a educação voltada para um importante setor econômico do estado, responsável por 63% do PIB estadual, o Senac PR tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e capacidades dos trabalhadores no decorrer dessas décadas.
Aprendizado para a vida
São tantas as histórias que já passaram pelas salas de aula do Senac PR, a começar por jovens, como Miguel Navarro, que com apenas 15 anos, ingressou no curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados.
A família estava residindo em Umuarama há cinco meses e, com os pais desempregados, sua renda através do Programa de Aprendizagem era a única da casa. “O Programa de Aprendizagem foi responsável pela minha introdução no mercado de trabalho, em que tive a oportunidade de aprender sobre as funções exercidas dentro do supermercado, conciliando assim a teoria com a prática. Após esse ciclo, ingressei no curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas. Nesse momento, trabalhava em uma concessionária de tratores e um pouco antes de finalizar, fui efetivado na empresa, me tornando consultor de serviços”, relata.
Hoje, aos 20 anos, Miguel é agente de negócios em um bancoprivado e cursa a Faculdade de Ciências Econômicas. “Os cursos de Aprendizagem do Senac vão muito além da instrução para sermos bons profissionais nas áreas que estamos atuando. São abordados assuntos transversais, que auxiliam os jovens a se tornarem mais íntegros e profissionais com competências singulares. Sou extremamente grato ao Senac, pois sempre foi um diferencial nas entrevistas em que passei, principalmente no meu emprego atual. Essa gratidão está instituída na minha família, pois além de mim, meus irmãos também passaram por essa instituição única e estão se desenvolvendo profissionalmente. Por fim, reflito sobre a diferença que o Senac vem causando na vida de inúmeras pessoas e famílias no decorrer dos seus 76 anos, tendo em vista que os dois ciclos de Aprendizagem pelos quais passei influenciaram direta e indiretamente no meu desenvolvimento pessoal e profissional”, avalia o ex-aprendiz.
Encontro de vocações
O Senac PR também é o lugar onde muita gente encontrou sua vocação. Daniely Sauer até tentou ser cabeleireira, fez o curso de Auxiliar de Cabeleireiro no Senac, mas não levou adiante, pois não conseguiu se identificar com a profissão.
Despretensiosamente, no ano seguinte, em 2017, fez o curso de Salgadeiro. “Estava bem perdida, sem saber qual caminho seguir. Sempre gostei muito de cozinhar, mas não imaginava que me encontraria nesse mundo gastronômico e que a partir de um curso gratuito, minha vida tomaria um rumo deliciosamente doce”, relembra.
Depois desse curso, não parou mais: cursou Pizzaiolo, Técnicas de Confeitaria, Doces Espelhados e Glaceados, Confeitaria Fina e, por fim, a qualificação completa de Confeiteiro, todos pelo programa de gratuidade do Senac PR.
Foi no curso de Pizzaiolo que descobriu seu talento para os doces. Apesar do conteúdo essencialmente composto por preparos salgados, o olhar atento e o conselho do instrutor da turma mudaram o rumo de sua trajetória profissional. “No curso, fui sabiamente direcionada pelo excelentíssimo instrutor, que teve um feeling, uma percepção, que viria mudar a minha vida. Ele notou a minha ‘mão para o doce’, a partir das aulas práticas que envolviam sobremesas para pizzarias.
Trouxe receitas novas, me emprestou livros, conversávamos muito sobre confeitaria, ele realmente foi além. E isso me despertou e me motivou”, conta Daniely.
Desde então, nunca parou de se aprimorar, investindo em cursos, workshops, inclusive em outros estados, sempre em busca de novidades. Ao longo de sua jornada de conhecimento transformou sua casa no Vanilla Ateliê, by Daniely Sauer, um espaço para atender, com hora marcada, clientes e noivas para degustação de doces para casamentos. “É onde a mágica acontece, executando tudo sempre com muito amor e respeito, empregando técnicas aprendidas nos cursos para entregar um trabalho de excelência”, completa. Realizada em sua profissão, Daniele recebeu prêmios, como a Melhor do Ano em Pontal do Paraná, e reafirma sua felicidade, por trabalhar com o que gosta e por ter conquistado sua independência financeira.
Maratonista de cursos
Caroline Falchemback é uma “maratonista” de cursos no Senac PR. Já fez 15na área de gastronomia, inicialmente por hobby, e agora está empreendendo. “Eu sempre gostei de cozinhar, desde criança, e alguém me falou sobre os cursos de culinária do Senac. Quando entrei no site, vi que o mais próximo disponível era de Hambúrguer Gourmet. Me inscrever e adorei, aprendi bastante coisa e isso abriu caminho para algo que eu já gostava muito e tive certeza de que faria vários cursos, para aprender outras técnicas e outras receitas”, relembra.
Junto da mãe, começaram a fazer massas artesanais para vender. E sempre estão se aprimorando, aprendendo novas técnicas. Foi então que Caroline passou também a ministrar alguns cursos rápidos para pessoas próximas, em turmas exclusivas. Ela, que coleciona diplomas dos chamados cursos livres, acredita no potencial da educação profissionalizante como uma forma prática para ingressar no mercado de trabalho e geração de renda. “Eu acredito que os cursos rápidos trazem uma percepção muito fácil daquilo que a gente precisa aprender. Sou adepta desses cursos e não parei ainda. A gente nunca sabe tudo, sempre tem coisas novas para aprender. Então a gente precisa, sim, estar inserido em locais onde pessoas com mais experiência possam nos transmitir esse conhecimento”, reitera a constante aluna do Senac PR.
Miguel, Daniele, Caroline. Toda história, todo aluno, dão força e sentido à missão da instituição, que se concretiza em cada uma das mais de cinco milhões de pessoas que receberam um diploma e tiveram sua vida transformada pelo Senac PR.