Alunos do curso Técnico em Enfermagem realizam projeto para estimular a doação de sangue
O inverno costuma trazer um cenário de desafios para as instituições de saúde: manter os estoques de sangue e garantir a vida daqueles que dependem dessa valiosa doação. Segundo dados do Ministério da Saúde, durante essa época do ano, o número de doações de sangue cai até 30%, enquanto a demanda por transfusões sanguíneas permanece constante.
O clima mais frio e o aumento de doenças respiratórias acabam desencorajando muitas pessoas a sair de suas casas e enfrentar as baixas temperaturas para doar sangue. Além disso, as férias escolares contribuem para a diminuição das doações nesse período.
No entanto, o instrutor do curso Técnico em Enfermagem do Senac União da Vitória, Vanderlei Woznei, ressalta que é preciso superar essa tendência, pois a necessidade de sangue não entra em hibernação. Pelo contrário, ela se torna ainda mais urgente, uma vez que as reservas podem ser rapidamente esgotadas, colocando em risco a vida de muitos pacientes. Os estoques de sangue não podem ser armazenados por longos períodos de tempo, e a reposição constante é essencial para garantir a disponibilidade do sangue necessário para atender às demandas médicas.
Visando ampliar a conscientização sobre a importância da doação de sangue, alunos do curso Técnico em Enfermagem do Senac desenvolveram um Projeto Integrador sobre esse tema tão relevante. “O tema escolhido por uma de nossas turmas foi doação de sangue, com o intuito de sensibilizar os alunos, funcionários e o público em geral quanto à importância desse ato que é tão simples e que faz toda a diferença na vida das pessoas, mas que, mesmo assim, estão deixando de realizar”, explica o instrutor.
Um Projeto Integrador é uma atividade que envolve a integração de diferentes disciplinas ou áreas de conhecimento em torno de um tema central. Os alunos são desafiados a investigar, explorar e resolver problemas do mundo real, utilizando os conhecimentos adquiridos em várias disciplinas. O Senac PR, com o intuito de proporcionar um ensino completo para seus alunos, utiliza o Projeto Integrador como forma de fixar o aprendizado do conteúdo de forma ampla, desde cursos de Aprendizagem, qualificações profissionais, técnicos e Ensino Superior.
Orientados por instrutores, os alunos fizeram a divulgação no hall de entrada da unidade de União da Vitória, explicando a importância da doação e mostrando alguns materiais que são utilizados no processo de coleta do sangue.
Conforme explica Woznei, o técnico em enfermagem tem grande atuação no processo de doação de sangue. “É ele quem presta assistência ao paciente, faz as verificações dos sinais vitais, como temperatura e pressão arterial, e realiza a técnica da punção para a coleta. O técnico em enfermagem também faz a coleta amostras de sangue para exames sorológicos, faz os curativos e prepara e identifica também o material utilizado para coleta”, relata. Por isso a formação destes profissionais contempla o procedimento da doação de sangue em detalhes e o Projeto Integrador desenvolvido pelos alunos reforçou ainda mais esses conhecimentos, e contribuiu para incentivar e mobilizar a população.
Vale lembrar que a doação de sangue é um processo seguro e rápido, realizado em locais adequados e por profissionais capacitados. Os doadores passam por uma triagem cuidadosa para garantir que estejam em boas condições de saúde e não corram riscos durante o procedimento. Além disso, a doação de sangue é um ato altruísta que pode salvar até três vidas com apenas uma única doação.
O sangue é um presente que pode ser compartilhado por todos nós, e cada doação faz a diferença na vida de quem mais precisa. Vamos abraçar essa causa e mostrar que o calor humano é capaz de aquecer até mesmo os dias mais frios.