/Tadeu Veneri coordena Frente em Defesa das Universidades Públicas

Tadeu Veneri coordena Frente em Defesa das Universidades Públicas

Com o apoio de várias instituições e lideranças, a Frente foi lançada em Brasilia para trabalhar na recomposição do orçamento das instituições públicas de ensino superior

O ensino superior público é uma das bases de um projeto de Estado voltado a promover justiça social. Por isso, lançamos na quarta-feira, 23, em Brasília, a Frente em Defesa da Universidade Pública, que será coordenada pelo deputado federal Tadeu Veneri (PT).

É um trabalho coletivo para assegurar a valorização e investimentos orçamentários nas instituições públicas, que respondem por mais da metade do ensino superior do país e acima de 90% das pesquisas científicas. Essa Frente é uma iniciativa do nosso mandato em parceria com a deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) e o Observatório do Conhecimento, uma rede de associações e sindicatos de professores de universidades. Temos apoio também de inúmeros parlamentares que subscreveram a criação da Frente.

Uma das finalidades da Frente é acompanhar as ações governamentais e institucionais, promover os debates públicos e aprimorar a legislação de interesse do ensino público superior, recompondo o orçamento das nossas instituições.

Estiveram conosco no lançamento representantes de várias instituições e entidades ligadas à educação superior. Destacamos a presença da presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão Moura, de reitores de universidades públicas de vários estados, do Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Carvalho, da Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Márcia Cristina, do Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mellode, e dos deputados federais Zeca Dirceu, líder da bancada do PT na Câmara, Pedro Uczai, do Núcleo da Educação da bancada, Elton Welter, Alice Portugal, Camila Jara, Guilherme Boulos, Manuela Mirella, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), entre tantas outras lideranças que participarão da Frente.