Dados do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a duração das empresas no Brasil é de até cinco anos, em média. Muitos desafios podem afetar a sobrevivência corporativa no país, como a alta carga tributária, a burocracia, a falta de acesso a crédito e a concorrência acirrada. No entanto, alguns exemplos consolidados confirmam que a regra, tem exceção.
Completando 82 anos em 2024, hoje a Casa Estrela tem 110 colaboradores e é um exemplo de ambiente empresarial. O empreendimento diversificou seu segmento, abriu novas unidades e foi preenchendo gaps importantes, como a possibilidade do pagamento no crédito, os robustos descontos nas compras feitas no cartão de crédito e a credibilidade passada ao longo de gerações. Tudo isso tem garantido ao grupo, um crescimento médio de 5% acima da inflação, todos os anos, conforme afirma o gerente do time, o empresário, Silvio Iwanko.
“Nossa história é sólida, bem construída, mas diferente de muitas empresas tradicionais que estacionam no tempo, nos diversificamos, entendendo o que o cliente precisa, sem perder nossa essência”, sublinha.
A Casa Estrela é, de fato, múltipla. Suas unidades contemplam o segmento de moda, da música, da casa e decoração. “Oferecemos produtos de qualidade, com preços que atendem aos mais diversos nichos da nossa sociedade”, diz Iwanko.
A história
Um empreendimento tão resistente tem em suas raízes a razão de ser. A história começa ainda no início do século 20, quando o casal João e Maria Iwanko, poloneses, desembarcaram no Brasil em busca de uma vida melhor. Com seus quatro filhos, depois de uma loja viagem, chegaram ao porto de Paranaguá. De lá, de trem, chegaram em Paulo Frontin.
Antônio, um dos filhos e que no país chegou aos 15 anos, logo se tornou ferroviário. Adultos, casou com Valentina Ianiszeswki. O casamento, feliz, gerou descendentes; um deles, foi Boleslau Iwanko, fundador da Casa Estrela em 1942.
A loja, pequena, vendia inicialmente materiais de uma das paixões do então jovem empreendedor: no primeiro endereço da Casa Estrela, na rua Prudente de Moraes com a 15 de novembro, produtos fotográficos eram comercializados.
Em 1950, Boleslau e sua esposa mudam de casa, levando consigo a loja. A Casa Estrela funcionou, então, no antigo ‘calçadão’, no centro de União da Vitória. Foi ali que outros produtos começaram a ser incorporados ao portfólio, entre eles, utilidades domésticas e bicicletas. Em 1961, a empresa conheceu seu terceiro e definitivo endereço, na Avenida Getúlio Vargas. É a partir deste local, que a empresa cresce, expande e ganha mais horizontes. “É admirável e uma honra para nós, estar em um negócios tão longínquo e que ainda hoje se mantêm relevantes e competitivo”, destaca Silvio.
Comemoração
Ao longo de todo mês de fevereiro, a Casa Estrela oferece ao público e clientes, promoções especiais. Entre elas, destaque para o desconto de 20% parcelados em até dez vez no cartão, sem juros, nas compras de estofados e móveis. Além disso, descontos importantes, para os mais variados itens, estão sendo organizados para todas as unidades do empreendimento.
MAIS INFORMAÇÕES
Para saber mais: https://www.casasestrela.com.br/