/Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária recebe moção de aplausos em União da Vitória

Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária recebe moção de aplausos em União da Vitória

O trabalho de destaque do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC foi reconhecido na Câmara Municipal de Vereadores de União da Vitória. No último dia 13 de maio, as equipes policias pertencentes ao Batalhão receberam através da proposição do Presidente da Casa de Leis, uma moção de aplausos pelo trabalho realizado.

o Segundo Sargento Adriano Frankoski, que está no comando das equipes em União da Vitória e região, fez uso da Tribuna Popular. Ele fez um breve histórico da atuação da Polícia Militar do Paraná frente as ocorrências no ambiente escolar. “A segurança do perímetro escolar e de seus alunos sempre foi uma importante vertente seguida pela polícia militar”, afirmou.

São 16 anos de história da criação do Batalhão e de atividade em União da Vitória. Atualmente, realiza o policiamento comunitário escolar nos principais municípios do Estado do Paraná, desenvolvendo dois programas principais: Programa Patrulha Escolar Comunitária (PEC), e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

Os policias que atuam em União da Vitória no Programa Patrulha Escolar Comunitária, são também responsáveis pelo policiamento escolar nas cidades de Bituruna, General Carneiro, Cruz Machado, Porto Vitória e Paula Freitas, possuindo assim uma grande responsabilidade territorial, estando diariamente presente nos estabelecimentos de ensino, nas mais diversas atividades, como patrulhamento preventivo nas entradas, saídas e intervalo dos colégios, atendimento de ocorrências das mais diversas naturezas envolvendo alunos visitas comunitárias aos estabelecimentos de ensino, palestras com os mais variados temas ( bullying/ violência/ ato infracional entre outros temas). Além de atuar também na parte pedagógica, estando presente em qualquer tipo de reunião e aconselhamento envolvendo alunos.

Atuam também na capacitação de Profissionais da Educação, proporcionando o conhecimento necessário acerca de como agir frente a ataques em escolas, tema que ganhou muita importância nos últimos anos, em decorrência a diversos ataques a escolas registrados no Brasil.

Já o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) forma anualmente em União da Vitória, cerca de 700 crianças. Já em todo o estado do Paraná foram mais de 1 milhão e 800 mil crianças formadas desde a criação do programa, contribuindo assim em tornar a escola um ambiente seguro, cujo lema é “Manter nossas crianças longe das drogas e da violência.”