As temperaturas médias ficaram acima dos padrões climatológicos na maioria das regiões paranaenses em setembro, com exceção das praias. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a anomalia ficou positiva (acima de 3°C) em vários setores (situação que ocorreu devido à atuação de massas de ar quente, onda de calor).
O mês de setembro deste ano foi o mais quente da história (desde 1997) em alguns municípios. A maior temperatura do mês ocorreu em Capanema, com 41,1°C (25/09) e a menor em General Carneiro, com 1,8°C no dia 02/09.
Já com relação às chuvas, setembro terminou abaixo da média. As chuvas ficaram abaixo da média histórica em praticamente todo o Paraná. Foram pelo menos três sistemas frontais, com ocorrência de tempestades, mas mesmo assim não alcançando os valores climatológicos de precipitação.
Na maior parte do estado o déficit girou entre 20 e 40 mm, mas no Sudoeste e em parte do Norte ficaram acima de 50 mm. Além das tempestades (dia 13/09 e entre 20 e 21/09), houve vários dias com presença de bastante fumaça no céu do Paraná (oriunda dos incêndios florestais do Norte Centro-Oeste do Brasil).
Alerta de tempestade
Além do calor, outubro começa com alerta para tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na terça-feira (1) alerta laranja de tempestade para o Paraná. O aviso é classificado com grau de perigo e é válido até às 15h desta quarta-feira.
O Simepar também confirma essa previsão. O Paraná pode ter pancadas de chuva com raios previstas e o risco para ocorrência de temporais (vento forte e até granizo) fica elevado. No Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, chove já pela manhã. Nas demais regiões a instabilidade aumenta no decorrer do dia. Ainda faz calor em vários setores.
Fonte: Bem Paraná