/Evento marca lançamento do “Programa Inovar” na região da AMSULPAR

Evento marca lançamento do “Programa Inovar” na região da AMSULPAR

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER (IDR-Paraná), juntamente com a Casa Familiar Rural de União da Vitória e com apoio da AMSULPAR realizou na sexta-feira, dia 29 de novembro, o lançamento do “Programa Inovar“.

O evento foi realizado no auditório do SENAI em União da Vitória e reuniu 46 lideranças da região da AMSULPAR, a qual foi representada pelo Secretário Executivo, Wagner Neumann. Também participaram do lançamento o presidente da Federação dos trabalhadores rurais agricultores familiares do estado do Paraná – FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, o engenheiro agrônomo e Diretor de Extensão Rural do IDR PARANÁ, Diniz Dias D’Oliveira, o engenheiro agrônomo e coordenador de projetos do IDR PARANÁ, José Eustáquio Pereira, a Coordenadora Geral do Grupo Gestor do Programa Inovar, Ângela Andrea Horbatiuk e a Professora Maíra Maria Prohmann de Lima Solarevicz, representando o Chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, além de secretários municipais e pessoas ligadas ao setor.

Na oportunidade, foram apresentados os resultados dos últimos anos por meio do projeto HF, onde o objetivo foi demonstrar que a soma dos esforços de todas as instituições beneficiou famílias da região. Conforme dados do projeto, 55 famílias que trabalhar com hortaliças conseguiram neste período aumentar a renda per capita em R$ 5.500 reais em uma área de apenas 600m².

Na oportunidade, também foi apresentado o depoimento de duas jovens que são alunas da Casa Familiar Rural de União da Vitória, com a coordenação da engenheira agrônoma Professora Sandra Brixi, onde através de um plano de trabalho com apoio do Núcleo Regional de Educação foi implementado o trabalho para além dos agricultores adultos, atendendo também jovens, visando novas alternativas de renda e sucessão familiar.

O grande destaque do evento foi o lançamento do “Programa Inovar”, o que é uma evolução do projeto HF e que também trabalha outras cadeias produtivas importantes como a apicultura, erva-mate, araucária e produção leiteira. O programa tem grandes expectativas e encerra 2024 com previsão de que os próximos três anos serão muito promissores.