/Doutor Deddos ministrou Workshop da abertura da temporada 2025 do Instituto SIM

Doutor Deddos ministrou Workshop da abertura da temporada 2025 do Instituto SIM

Doutor em música, artista de renome internacional que iniciou carreira nas Gêmeas do Iguaçu, trouxe atualizações importantes para os integrantes da Orquestra Jazz Sinfônica SIM e da BIJU.

Férias escolares também são para estudar. Quem vive de música sabe bem disso, pois é o momento em que a flexibilização da rotina permite ao artista pensar um pouquinho “em si”. Natural. E foi nesse tom – em que pese aqui não estejamos falando em estrutura harmônica – que Fernando Deddos ministrou na tarde deste sábado (4 de janeiro) Workshop para músicos do Instituto Sempre Incentivando Música – Instituto SIM.

Em que pese o período de recesso tenha diminuído o número de participantes, haja vista as viagens de veraneio, foram as férias de Deddos que oportunizaram o proveitoso encontro. Neste período de seu descanso anual, Fernando veio a União da Vitória visitar seus pais (Olinda e Luís Rodrigues) e aproveitou para reencontrar amigos do meio musical. Principalmente, óbvio, aqueles que são do SIM, instituição que é decorrente do projeto da Banda Marcial Santos Anjos (BMSA) onde o hoje artista de renome internacional iniciou seus estudos com instrumentos de sopro.
Além de contar um pouco sobre sua carreira, Deddos abordou “Fundamentos X linguagem musicais” proporcionando aprofundamento de conhecimentos técnicos aos integrantes da Orquestra Jazz Sinfônica SIM e da BIJU (Banda Infanto Juvenil). O evento educativo ainda marcou a denominação do espaço de apresentações da sede do SIM como “Palco Vitāo”, em reconhecimento ao empresário Vitor Lotoski cuja família empresta o edifício para o funcionamento da entidade.

“Para nós é uma honra gigantesca poder ter recebido nosso querido ex-integrante cujos esforços familiares e pessoais proporcionaram uma carreira sólida e ímpar que comprova a validade de mantermos as portas abertas até hoje numa instituição [o SIM] que oferece música de forma ainda mais abrangente, sempre preocupados com a atualização e este encontro foi uma prova disso. Vai que não surgem novos Fernando Deddos po aí!?”, observou o Maestro Marcelo Storck, fundador da Banda Marcial Santos Anjos e do Instituto SIM.

De fato, a carreira do Deddos é algo motivador, pois os elogios a seus trabalhos de gravações e conduções replicam pelo mundo todo. “O Deddos, além de um exímio músico, de concepção plural, é uma pessoa de excelente caráter. Essa somatória lhe condiciona ser uma referência mundial”, destacou o trombonista Guilherme Efrom, colega de estante de Deddos na BMSA e hoje professor do SIM.

“Nosso Instituo sente-se horado em receber tão importante artista, ainda mais um amigo que começou com a gente lá nos tempos da Banda Marcial. E esse é o espirito que vamos seguir, sempre incentivando música” disse o presidente do SIM, Fernando Luiz Wille.

O Artista
Fernando Deddos é professor de eufônio e tuba e coordenador do Grupo de Eufônios e Tubas (Guêtu) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestre pela Duquesne University (Performance-EUA) e Doutor em Música pela Universidade da Geórgia, onde trabalhou como pesquisador para o programa interdisciplinar “Idéias para Exploração Criativa” (ICE). Seus mentores incluem Silvio Spolaore (Sinfônica do PR), Harry Crowl (composição), Lance Laduke e David Zerkel. Por meio da lei municipal de incentivo de Curitiba, gravou o primeiro CD dedicado ao eufônio no Brasil (EuFonium Brasileiro – 2009) e obteve o prêmio Roger Bobo por excelência em gravação pela International Tuba and Euphonium Association – ITEA (ITEC 2010, Arizona, EUA). É presidente da ETB – Associação de Eufônios e Tubas do Brasil e artista da Adams Instruments (Holanda).