/Inclusão: Equipe da Secretaria de Educação tem palestra sobre a Terapia ABA

Inclusão: Equipe da Secretaria de Educação tem palestra sobre a Terapia ABA

O método possibilita novas formas de aprendizado e estímulo para crianças com autismo

Dando início as ações na área da Educação Inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória recebeu nesta semana, a psicopedagoga Carmen Lígia Gruner Lessing, especialista em Análise Aplicada do Comportamento – ABA, para uma conversa sobre com a equipe técnica, com a abordagem do tema ABA na educação: Compreender comportamentos.
Durante a conversa, a equipe pode conhecer melhor sobre a terapia ABA e sobre o universo do autismo, e como a terapia pode contribuir com a educação das crianças diagnosticadas com TEA. “Nós trouxemos essa conversa, para que nossa equipe possa ter subsídios e melhor atender as necessidades apresentadas pelos professores do quadro municipal no que tange a educação inclusiva”, afirmou a secretária de Educação, Solange Garcia Behrens.

“Nós temos um número grande de alunos laudados com TEA, e entendendo melhor sobre o autismo e sobre as melhores formas de abordagem com a criança autista, nós podemos buscar um melhor atendimento para os alunos da rede municipal”. Destacou Solange.

O que é ABA?
ABA – sigla da língua inglesa para Applied Behavior Analysis — é uma ciência da aprendizagem que estuda os comportamentos humanos que são socialmente relevantes, e que é altamente aplicada com crianças com autismo, mostrando ser uma abordagem efetiva e amplamente utilizada.
O método terapêutico é baseado em princípios científicos do comportamento, e se concentra em analisar e modificar comportamentos, promovendo a aprendizagem e a autonomia da criança.