/Mandado de segurança busca reabertura da Farmácia Municipal de São Cristóvão

Mandado de segurança busca reabertura da Farmácia Municipal de São Cristóvão

As vereadoras de União da Vitória, Thays Bieberbach e Cleonice Moller protocolaram nesta quinta-feira (16) na 2ª Vara da Fazenda Pública de União da Vitória, um mandado de segurança cível que tem o objetivo de buscar a reabertura da Farmácia Municipal do Distrito de São Cristóvão.

No mandado de segurança promovido em desfavor do prefeito Ary Carneiro Junior e da Secretária de Saúde, Sonia Guzzoni Drozda, as vereadoras alegam abuso de poder em razão da atitude de fechar a farmácia.

No documento, explicam que, “por determinação da Secretaria Municipal de Saúde ocorreu o fechamento de uma farmácia básica no Distrito de São Cristóvão (Farmácia Municipal Padre Silvano Surmacz), onde moram cerca de 30.000 habitantes” e alegam que “essa farmácia básica cumpria sua função com excelência na assistência farmacêutica da população, sendo que esse ato causou surpresa a toda a população. A unidade em questão atendia a mais de 3.000 pacientes mensalmente, proporcionando agilidade e melhores condições de acesso por ser localizada no Distrito de São Cristóvão”.

As vereadores questionam o fechamento que afeta o cotidiano da população e que elas consideram ter ocorrido sem uma justificativa plausível. No documento protocolado, ainda anexaram diversas fotos sobre a situação.

Pela sua rede social, a vereadora do PT Thays Bieberbach, comentou sobre a medida adotada reforçando que “não aceitamos esse descaso com a população de União da Vitória”, disse ela, que complementou, “Procuramos o Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Paraná e acionamos a Justiça com um mandado de segurança e liminar para garantir a reabertura imediata da farmácia. A saúde da nossa gente é prioridade, e seguimos firmes na luta pela nossa cidade”.

Em nota, a Prefeitura Municipal disse:

A Prefeitura de União da Vitória informa que as razões para o fechamento da farmácia de São Cristóvão já foram devidamente explicadas anteriormente. Quanto ao mandado de segurança, esclarecemos que, até o momento, não fomos oficialmente notificados.

União da Vitória, 16 de Janeiro de 2025.
Assessoria de Comunicação.