Desencadeada nesta terça-feira, dia 15 de abril, a operação denominada “Adolescência Segura” que investiga um grupo criminoso apontado como responsável por praticar crimes de ódio contra crianças e adolescentes no Paraná, também investiga o envolvimento de uma garota menor de idade, moradora da cidade de General Carneiro.
Conforme apurado pela reportagem do Canal 4 TV, a menina não era alvo da operação que resultou na apreensão de uma adolescente de Cruz Machado, no entanto, no decorrer do dia, a Polícia Civil apurou que adolescente de General Carneiro, pode ter algum tipo de ligação.
A terça-feira foi marcada pela grande operação desencadeada a nível nacional, a qual busca desarticular uma das maiores organizações criminosas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes.
A rede criminosa é responsável por diversos crimes graves no ambiente virtual, entre eles:
– Tentativa de homicídio;
– Induzimento e instigação ao suicídio;
– Incentivo à automutilação;
– Armazenamento e divulgação de pornografia infantil;
– Maus-tratos a animais;
– Apologia ao nazismo.
A investigação revelou que o grupo se organizava virtualmente, por meio de plataformas criptografadas como Discord e Telegram, onde promoviam desafios e competições, sempre de crimes de ódio.