A Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União realizou na manhã de quarta-feira, a solenidade em homenagem ao Dia do Ferroviário – 30 de abril. O evento iniciou com o embarque dos convidados (homenageados ou seus representantes) no Trem das Etnias, uma gentileza do empreendimento cedida em parceria com o evento. A Locomotiva 310 puxou dois carros repletos de passageiros que compartilhavam alegrias, emoções e saudosismo sobre os trilhos.
Já na Estação Central, todos desembarcaram ao som de “O Trem” – de Raul Seixas, brilhantemente interpretada pelos músicos Vanderlei Werle (Vereador) e Tiago Scaramella.
Depois, fizeram uso da palavra o Secretário de Cultura e Turismo de Porto União, Marcelo Storck, o Prefeito Juliano Hassan e o empresário João Carlos Côas, filho do ferroviário João Côas (em memória). “Quero parabenizar a todos os ferroviários por este dia e por suas importâncias na construção das Gêmeas do Iguaçu”, disse Hassan.
A plataforma recebeu mais de 150 pessoas para o Ato Solene que entregou a 92 homenageados as placas com seus respectivos nomes.
Dos 1.400 ferroviários listados pela Secretaria de Cultura e Turismo, até este ano perto de 400 receberam a homenagem. Trata-se de uma placa em acrílico com o nome do homenageado que depois, no retorno do trem ao Instituto Cultural Grünenwald (agora ao som do Trem das 11 – e justamente neste horário), as afixaram nos dormentes verticais ao longo do “Caminho dos Ferroviários”.
“É um momento importante da nossa história. Um evento merecido para com o qual seguiremos contribuindo, inclusive com evoluções como essas que vimos hoje”, destacou o Secretário Marcelo Storck.
Já autorizado pelo Prefeito Dr Juliano, o Memorial dos Ferroviários deverá ser entregue durante as comemorações do aniversário de Porto União, em setembro, em dispositivo turístico que reunirá todos os nomes dos ferroviários locais.