Empresários e profissionais do setor de alimentação fora do lar participaram, na última terça-feira (29), do evento “Sabores do Meio-Oeste”, realizado no SENAC de Porto União. A iniciativa, promovida pela Abrasel em parceria com o Sebrae e com o apoio da Associação Empresarial de Porto União (ACIPU), tem como objetivo fortalecer o setor gastronômico regional, por meio de conhecimento prático, troca de experiências e incentivo à profissionalização dos negócios. A iniciativa conta com apoio também do Instituto da Cultura Alemã e da Associação de Turismo Atema.
A programação contou com duas palestras que abordaram temas fundamentais para o sucesso no ramo da alimentação. O especialista Raphael Oliveira apresentou a palestra “Saboreando o Sucesso”, destacando estratégias de gestão, inovação e posicionamento de marca para restaurantes e negócios gastronômicos. Já Junithi Ueda trouxe uma abordagem técnica e direta com a apresentação “Números na Mesa: A Receita da Performance”, mostrando como indicadores de desempenho, controle de custos e precificação impactam diretamente a rentabilidade das empresas.
Além de fomentar o associativismo, o evento também reforçou o papel das instituições na entrega de soluções práticas para os empreendedores. “O sentido dessa parceria está em fortalecer cada vez mais um setor que foi tão penalizado durante a pandemia e que demanda esse carinho, essa atenção especial. Além disso, queremos trazer todas as soluções que o Sebrae possui para atender as necessidades do grupo, facilitando o acesso a informações, capacitações e serviços que possam melhorar a gestão dos negócios”, afirmou Aloísio Salomon, gerente regional do Sebrae/SC.
O encontro reuniu representantes de restaurantes, lanchonetes, cafeterias, padarias e outros empreendimentos do setor, promovendo um espaço de networking e alinhamento sobre as tendências e desafios do mercado gastronômico.
Segundo os organizadores, a ação faz parte de uma agenda estratégica voltada ao desenvolvimento do setor no Meio-Oeste catarinense. “Eventos como este são fundamentais para ampliar a visão dos empresários, conectá-los a boas práticas e fomentar o associativismo, essencial para a competitividade regional”, reforçaram os representantes da Abrasel e Sebrae. O “Sabores do Meio-Oeste” reafirma o compromisso das instituições realizadoras com o crescimento sustentável, a qualificação e a valorização da gastronomia como motor de desenvolvimento econômico e cultural na região.