/JULGAMENTO: família de Joelcio Silva fala da dor da perda e diz esperar “justiça”

JULGAMENTO: família de Joelcio Silva fala da dor da perda e diz esperar “justiça”

Nesta quarta-feira, dia 28, acontece em União da Vitória o julgamento do caso Joélcio Silva, morto com um tiro em frente ao Treviso em janeiro de 2021. O caso que teve grande repercussão do Vale do Iguaçu terá seu desfecho depois de quatro anos e deverá contar com um forte esquema de segurança, com reforço policial acentuado. Três homens serão julgados pelo crime.

A reportagem do Canal 4 TV publicou uma reportagem sobre o julgamento, onde a defesa dos acusados falou sobre os fatos, afirmando que buscará apresentar no Tribunal de que os réus agiram em legítima defesa (clique aqui para ler). Depois da publicação, a reportagem do Canal 4 foi procurada pela família de Joelcio que divulgou uma nota falando sobre a dor da família e a busca pela justiça. Leia a nota na íntegra abaixo:

Em memória de Joelcio Francisco Silva

Depois de 4 anos 4 meses e 16 dias de espera, dor e saudade, chegou o momento de dar voz à verdade e clamar por justiça. Joelcio não era apenas mais um nome. Ele era um homem extraordinário, arrancado de forma cruel e covarde da vida de todos que o amavam.

Joelcio foi vítima de uma emboscada planejada por três criminosos. Uma execução premeditada, brutal, feita com a intenção clara de matar. Ele não teve chance de se defender. Foi alvo de uma violência que nos dilacerou e deixou um vazio que jamais será preenchido.

Mas Joelcio é muito mais do que o horror do seu fim. Ele foi uma pessoa maravilhosa em vida. Um amigo leal, daqueles que se pode contar em qualquer situação. Um marido excelente, presente, parceiro, amoroso, respeitador. Um pai incrível, que viveu com dedicação, carinho e orgulho cada instante ao lado dos filhos. Um ser humano de luz, que cativava com sua simplicidade, seu sorriso fácil e seu coração bom. Ele era luz. Ele era amor.

A injustiça que tirou Joelcio de nós não apagará sua história. Ele vive em nossas memórias, em cada lembrança feliz, em cada ensinamento deixado. E agora, com o júri popular, queremos que o mundo saiba quem ele foi, e que os responsáveis por essa barbaridade respondam por seus atos.

Finalmente os responsáveis por essa crueldade irão a júri popular. E nós só queremos o que é certo: que a justiça seja feita. Que a dor que carregamos nesses anos encontre, ao menos, um pouco de paz através da verdade. Que a justiça seja feita, não só em nome de Joelcio, mas por todos que ainda acreditam no valor da vida e no poder da verdade. Seguiremos de pé, com saudade e dor, mas também com força e honra, lutando pela memória de um homem que jamais será esquecido. Joelcio merece ser lembrado pela sua história, não pela violência que tirou ele de nós. E nós seguimos aqui, por ele, pelos filhos dele e por todos que o amaram.