Cirurgiã-dentista explica que a hipertensão arterial – também chamada de pressão alta – pode impactar a saúde bucal
A hipertensão arterial, conhecida como “assassina silenciosa”, afeta milhões de brasileiros e pode trazer consequências além do sistema cardiovascular. Estudos recentes apontam uma relação direta entre a pressão alta e a saúde bucal, especialmente no que diz respeito às doenças periodontais. Segundo dados do Vigitel 2019, mais de 38 milhões de brasileiros são hipertensos. Pesquisas indicam que indivíduos com periodontite têm até 49% mais chances de desenvolver hipertensão arterial. (Com informações de Ruhama Rocha, Jornalista da DFREIRE Comunicação e Negócios)
Além disso, a presença de doenças periodontais pode dificultar o controle da pressão arterial. Pacientes com gengivas saudáveis respondem melhor aos medicamentos para hipertensão, apresentando uma pressão sistólica em média 3 mmHg menor do que aqueles com periodontite.
A Doutora Liziane Yokomizo, cirurgiã-dentista especialista em Odontopediatria em União da Vitória, destaca: “A periodontite é uma doença inflamatória crônica que afeta a gengiva e os tecidos de suporte dos dentes. Esta inflamação pode se espalhar para o resto do corpo através da liberação das substâncias inflamatórias, como citocinas e das bactérias no sangue”.
“A periodontite pode afetar o endotélio levando a disfunção endotelial, ou seja, comprometimento das células que revestem os vasos sanguíneos levando a progressão da aterosclerose e outras doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e AVC. Outras doenças têm sido apontadas, como diabetes, problemas renais e, inclusive, disfunção erétil”, explica a Dra. Liziane.
A Doutora Liziane Yokomizo, que atua como cirurgiã-dentista há 27 anos, dos quais 23 exclusivamente na sua especialidade – a Odontopediatria – traz orientações para quem convive com a pressão alta:
“Primeiramente, vale ressaltar que a relação existente entre a hipertensão e a periodontite é bilateral. É fundamental que os pacientes hipertensos recebam atenção para a saúde bucal e os pacientes com periodontite recebam atenção para o controle da pressão arterial. Daí a necessidade de integrar as especialidades médicas e odontológicas”.
Mantenha uma rotina rigorosa de higiene bucal. “Usar escova, fio e creme dental e realizar a limpeza da língua com o uso do raspador”.
Realize visitas regulares ao dentista: “Adultos sem intercorrências médicas e odontológicas podem fazer visitas semestrais. Já os portadores de hipertensão arterial e periodontite, requerem um prazo menor, a cada quatro meses, devido a condição bucal e ao uso de medicamentos que causam xerostomia, ou seja, diminuição do fluxo salivar. Têm casos que requerem controles a cada 2 ou 3 meses”.
Comunique seu dentista sobre os medicamentos que você toma: “Nas consultas, mencionar a medicação e dose usada bem como sinais e sintomas percebidos, tanto na boca quanto no corpo”.
Evite a automedicação e o estresse: “A indicação da medicação bem como a sua concentração, dose e tempo de uso somente sob orientação médica. O que uma pessoa usou pode não ser válida para a outra. Casos clínicos são individuais. Além disso, evitar o estresse através da prática de exercícios físicos, sono, alimentação saudável e ingestão de muita água”
Fique atento à boca seca (xerostomia): “A diminuição do fluxo salivar aumenta o risco de desenvolver lesões de cáries bem como compromete a lubrificação da boca, o que potencializa o comprometimento gengival e periodontal”, finaliza a cirurgiã-dentista.
A Dra. Liziane Yokomizo é especialista no atendimento de gestantes, bebês, crianças e adolescentes. 🤰👩🏻🍼👶🏾👧👦🏻
📍 Seu consultório fica em União da Vitória, na Rua Costa Carvalho, 547.
📲 Contato por WhatsApp (42) 9 9107-6209
Acompanhe nas redes sociais @dralizianeyokomizo
@lizianeyokomizo