/Mercado imobiliário. Qual o melhor caminho? Aluguel ou casa própria?

Mercado imobiliário. Qual o melhor caminho? Aluguel ou casa própria?

Se você anda pensando em alugar ou já é inquilino, provavelmente percebeu que os valores dos aluguéis têm dado um salto nos últimos tempos. O aumento faz muitos se questionarem sobre qual o melhor caminho com relação a moradia.

Apesar de muitas famílias já terem realizado o sonho da casa própria, o aluguel ainda é uma alternativa muito procurada. E, na hora de alocar, muitas dúvidas aparecem como o prazo, índice de reajuste, data de vencimento e forma de aplicação da multa por rescisão antecipada.

A imobiliária Camine destaca que no Vale do Iguaçu não é diferente. Existem muitos questionamentos que são abordados na hora de buscar um novo lar. Seja por aluguel ou comprado.

Para que a locação não se transforme em pesadelo para proprietários e inquilinos, é importante ficar atento a todas as cláusulas do contrato. Além disso, é muito importante contar com uma imobiliária habilitada no Conselho Regional dos Corretores (Creci).

A primeira pergunta que você deve se fazer antes de tomar uma decisão é: qual o seu momento de vida? É preciso saber o que você está vivendo agora e quais as perspectivas. A corretora de imóveis destaca que comprar ou alugar um imóvel não deve ser apenas uma decisão financeira, mas também uma escolha alinhada ao seu estilo de vida, prioridades e planos futuros. Entender o contexto ajuda a evitar arrependimentos e torna a experiência muito mais segura e satisfatória. Muitos clientes agem no impulso e acabam se precipitando nesta importante decisão.

Alugar uma casa tem suas vantagens.

A primeira delas é que alugar oferece liberdade para mudar de cidade, bairro ou até país com mais facilidade. Ideal para quem está em fase de transição profissional, ainda não tem filhos ou gosta de experimentar diferentes estilos de vida.

O investimento inicial também é menor, afinal ao alugar, não é necessário arcar com entrada, escritura, ITBI ou taxas de financiamento. Isso libera recursos para outras prioridades, como investir em um negócio, estudar ou até viajar.

As manutenções do imóvel em um geral são compartilhadas com o proprietário, ou seja, gastos como IPTU (em grande parte dos imóveis) e grandes reformas são custeados pelos proprietários.

Aos amantes de “boa localização” o aluguel proporciona um investimento menor em relação a compra e permite que os clientes vivam em regiões valorizadas.

Contudo, a maior vantagem do aluguel é: TEMPO PARA SE PLANEJAR. Entender qual o melhor imóvel para compra, qual o melhor momento e principalmente, organizar a vida financeira para que na aquisição se tenha tranquilidade no fechamento.

Obviamente, também existem desvantagens em pagar aluguel. A principal dela é: ALUGUEL NÃO SE TRANSFORMA EM PATRIMÔNIO. Mesmo pagando anos, o imóvel continuará sendo do proprietário e toda a valorização do bem não se torna benefício ao locatário.

No quesito valorização, quem aluga um imóvel não pode fazer reformas ou mudanças no imóvel sem a autorização do proprietário, ou seja, dependência total da boa vontade do proprietário do imóvel.

Para finalizar, o contrato de aluguel tem prazo determinado em contrato e sofre reajustes anuais, após o vencimento do prazo, o proprietário pode solicitar o imóvel.

Com isso, o leitor, deve estar se perguntando: comprar é só vantagem? Não, tem vantagens e desvantagens assim como a locação.

As vantagens em comprar um imóvel são muitas, envolve construção de patrimônio, estabilidade, segurança, liberdade de personalização, frutos da valorização e renda extra futura.

Ao comprar um imóvel, o valor pago se transforma em um bem que é seu. Imóvel é investimento solido, traz segurança patrimonial a longo prazo. Sem contar a tranquilidade de ter um imóvel que não tem renovação de contrato e muito menos o risco de precisar sair do imóvel repentinamente.

E nada melhor que poder fazer o seu cantinho do jeito que sempre sonhou. Quando você compra, você tem a liberdade de reformar, decorar e adaptar o imóvel sem precisar da autorização de ninguém.

O imóvel pode valorizar com o tempo (depende de manutenções e localização) e ser além de um lugar para morar, se transformar em uma fonte de renda passiva caso um dia você resolva não morar mais nele.

Entre tantas vantagens não podemos negar que a compra de um imóvel depende de um planejamento, principalmente financeiro. Afinal, a compra de um imóvel envolve despesas significativas logo de início: entrada, ITBI, escritura, registros e taxas cartorárias. Além disso, muitas vezes é necessário financiamento, que gera juros e compromete o orçamento por muitos anos.

Como proprietário do imóvel todas as despesas de manutenção serão suas e podem causar custos imprevisíveis e pesados. Afinal, a manutenção do seu imóvel impacta diretamente na valorização, ou não, dele. Portanto é de suma importância estar disposto a sempre manter o imóvel com as condições de manutenção e uso em excelente estado.

Se você está buscando uma decisão segura para o seu futuro, contar com uma imobiliária experiente faz toda a diferença. Seja para comprar, vender ou alugar, o acompanhamento profissional ajuda a evitar erros, identificar oportunidades e entender o que realmente faz sentido para o seu momento de vida.

Além do acesso a imóveis qualificados, uma boa imobiliária oferece suporte jurídico, orientação sobre documentação, avaliação de mercado e, principalmente, escuta ativa para entender suas necessidades reais. “Mais do que vender imóveis, nosso papel é ajudar você a tomar decisões conscientes, seguras e alinhadas com seus objetivos” destaca a imobiliária Camine, que finaliza “Afinal, a nossa missão é AJUDAR PESSOAS A REALIZAR SONHOS E GERAR LUCROS”.