Um jovem de 25 anos, identificado como Wesley Daniel Cardoso, vulgo “Foca” foi condenado na madrugada desta quinta-feira, dia 24 de julho, a 21 anos de prisão pelo crime de homicídio duplamente qualificado, decorrente de uma disputa de território e controle de bairros por duas facções criminosas.
De acordo com informações, “Foca” foi apontado durante as investigações como um dos responsáveis pelo assassinato de Daniel Estácio, de 27 anos, ocorrido em 21 de junho de 2020 no bairro Panorama, em União da Vitória.
Na mesma noite do homicídio, o rapaz juntamente com um comparsa, teria trocado tiros com a Polícia no Conjunto Guerino Massignan, onde seu parceiro acabou sendo morto em confronto. Naquela época, a disputa de facções ainda deixou outras mortes.
O jovem fugiu no dia dos fatos e só foi preso três meses depois, em setembro, após uma abordagem no bairro São Basílio Magno. Enquanto esteve preso, ele participou de uma fuga da cadeia de União da Vitória, a qual ocorreu em março de 2021, juntamente com outros oito detentos. Ele foi recapturado em abril do mesmo ano.
Wesley Daniel Cardoso que estava em liberdade atualmente, sentou no banco dos réus nesta quarta-feira em julgamento que se iniciou as 09 horas no Fórum de União da Vitória e se encerrou já por volta das 02 horas da madrugada. O Conselho de Sentença decidiu pela condenação sendo aplicada a pena de 21 anos, 2 meses e 17 dias de reclusão.
A acusação foi sustentada pelo Ministério Público da Comarca de União da Vitória e a defesa realizada por advogados contratados pelo acusado, que respondia ao processo em liberdade.
Ao final da sessão de julgamento, o Juiz Presidente do Tribunal do Júri expediu mandado de prisão em face do Acusado, que foi imediatamente cumprido pela Polícia Militar, e determinou a execução provisória da pena imposta.