/Mais de 40 milhões têm CNH para moto no Brasil, e as mulheres puxam essa alta

Mais de 40 milhões têm CNH para moto no Brasil, e as mulheres puxam essa alta

Um levantamento realizado em parceria entre a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revela que mais de 40 milhões de brasileiros possuem carteira de habilitação (CNH) para conduzir motocicletas.

De acordo com a Senatran, em 2025 há 40.978.633 pessoas habilitadas para motos no Brasil. Esse número corresponde a aproximadamente 20% da população brasileira, com 203.080.756 habitantes, conforme o Censo Demográfico de 2022.

Em comparação com a série histórica da secretaria, o número de pessoas habilitadas para conduzir motocicletas no Brasil quase dobrou em 14 anos. O total considera todas as pessoas, de ambos os sexos, que possuem algum tipo de habilitação para esse tipo de veículo. São elas:

  • A: condutor de moto;
  • AB: condutor de moto e carro;
  • AC: condutor de moto e caminhão;
  • AD: condutor de moto e ônibus;
  • AE: condutor de moto e carreta.

A letra A na habilitação permite conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, e com mais de 50 cilindradas.

Mulheres registram o maior crescimento

Em 10 anos, o número de habilitados aumentou 45,3%, mas a quantidade de mulheres aptas a pilotar moto subiu muito mais. O levantamento dos dois órgãos aponta alta em cerca de 70%. Eram 6 milhões de mulheres com CNH para motos em 2015, contra 10 milhões registradas em 2025. (Fonte G1)