/Caminhada do Km 13 é realizada mesmo com chuva e evento surpreende participantes

Caminhada do Km 13 é realizada mesmo com chuva e evento surpreende participantes

A chuva já no começo da 3ª Caminhada Ecológica e Turística do Km 13, realizada no domingo, 27, na comunidade do Km 13, interior de Porto União, não foi motivo de desânimo para aqueles que gostam de uma boa trilha. Pelo contrário: trouxe mais emoção e diversão.

Foram aproximadamente 400 participantes que percorreram mais de 9 km de trilha, por dentro da mata nativa, árvores centenárias, passando por quatro cachoeiras, um pouco de estrada, por dentro de propriedades rurais, e até puderam experimentar um vinho colonial, produzido na Comunidade.

“Essa caminhada do Km 13 contou com uma trilha inédita, autoguiada, com uma boa sinalização e monitores em pontos estratégicos, o que possibilitou as pessoas caminharem no seu ritmo, sempre com segurança. E a chuva não durou muito, no meio da trilha o céu limpou e os caminhantes puderam vislumbrar e contemplar ainda mais as magnificas paisagens pelo percurso”, contou a coordenadora de Cultura e Turismo, Bruna Werle.

Além da caminhada, os participantes puderam aproveitar o café da manhã e o almoço preparados pela comunidade, com todo o carinho. Outra atração, que caminhou de encontro, e encantou os participantes foi a icônica personagem do Monge João Maria, interpretado por Luiz Antônio de Oliveira.

“Criamos o Nossa Terra Amada como programa municipal de caminhadas para, justamente, melhor definirmos nossa participação neste processo. Hoje, desta forma organizados e posicionados, sabemos de demandas para as quais temos que suprir, desde a preocupação com a Internet até o sistema de cadastramento dos caminhantes, passo que estamos evoluindo também e, bem provável, nos próximos eventos teremos o apoio do Aplicativo Porto União Digital neste sentido”, destaca o Secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Storck.

O hiking, como é chamado pelos praticantes, é uma proposta de atividade física de lazer não competitiva, que tem como característica caminhadas curtas, praticada em ambientes conectados à natureza. Um esporte que pode ser feito por todos, que vem ganhando adeptos cada vez mais. Na caminhada do Km 13, além dos caminhantes de Porto União e União da Vitória, participaram pessoas de General Carneiro, Irati, Paula Freitas, Bituruna, Palmeira, Abapã, no Paraná e de Caçador e Blumenau, em Santa Catarina.

“Agradeço a todos que participaram, toda a comunidade que trabalhou na abertura e limpeza das trilhas, no feitio das refeições, aos Legendários, que mais uma vez nos ajudaram na segurança dos caminhantes. Também ao Luiz por nos presentar com o Monge, aos Policiais Militares, ao pessoal da ambulância do município que sempre estão atentos para manter a ordem e principalmente ao Prefeito Juliano Hassan que incentiva que nossas secretarias tão bem trabalhem em conjunto. E o resultado é sucesso”, concluiu Storck.

As Caminhadas Ecológicas e Turísticas do Programa Municipal de Caminhadas Nossa Terra Amada seguem. Organizadas em parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União e Comunidades do Interior, já possuem novas datas para os meses de setembro e outubro, ambas na comunidade de São Martinho. Uma delas com uma grande novidade turística que unirá potencialidades de Porto União neste tão importante setor que é o turismo.