Na sexta-feira (25), Porto União e União da Vitória receberam a visita de 43 agentes de viagens, a maioria da capital paranaense, Curitiba. A ação teve como objetivo apresentar e valorizar os atrativos turísticos das cidades gêmeas do Vale do Iguaçu, destacando suas experiências únicas e seu potencial para o turismo regional e nacional.
A visita foi articulada pela presidente da Associação de Turismo e Meio Ambiente de União da Vitória (ATEMA), Eliane Rocha, e seguiu o formato de Famtour — um roteiro imersivo que visa familiarizar os agentes com os destinos e seus diferenciais.
O grupo foi recepcionado no Hotel 10, onde se hospedou, e seguiu para um citytour panorâmico que contemplou pontos emblemáticos como a tradicional Ponte do Arco, a movimentada Avenida Manoel Ribas, o Centro Histórico de União da Vitória e o Instituto Cultural Grünewald.
Durante o roteiro, os visitantes puderam saborear um almoço típico alemão, realizar um nostálgico passeio de trem com vistas privilegiadas da região, visitar a tradicional destilaria Steinhaeger, que coloca Porto União como Capital Nacional da bebida.
Outro destaque da programação foi a experiência gastronômica no próprio Hotel 10, com sabores regionais e atendimento acolhedor. Após uma noite de descanso, os agentes participaram no sábado da segunda etapa do passeio, que incluiu visita à Breyer Festas e Eventos, ao Parque Histórico do Iguaçu — onde conheceram importantes marcos da história ferroviária e da navegação — e, por fim, ao Morro do Cristo, que proporciona uma vista panorâmica da cidade e do encontro dos rios Iguaçu e Negro.
Além do grupo principal, outro grupo de agentes de viagens de Blumenau (SC) também participou da ação, ampliando ainda mais o alcance da divulgação do destino.
O secretário de Cultura e Turismo de Porto União, Marcelo Storck, acompanhou parte da visita pessoalmente e destacou a importância da ação no atual momento vivido pelo município: “Estamos colhendo os frutos de um trabalho consistente. O turismo de Porto União vive uma fase especial, com crescente interesse por nossos atrativos e com avanços significativos nos trâmites ambientais para a consolidação do Complexo Morro da Cruz, que será um marco estruturante e simbólico para nossa cidade como destino turístico.”
Ao topo do Morro da Cruz os visitantes chegaram com apoio da prefeitura de Porto União por meio do transporte rodoviário. Ficaram impressionados com a vista noturna das Gêmeas do Iguaçu e estimulados ao saberem que os destraves com relação à finalização do processo ambiental para a conclusão do Funicular estão bem próximos. “São detalhes do projeto pouco conhecidos da população, que aumentam também a nossa ansiedade, mas enquanto gestores temos tomados todas as medidas, e cautelas, para que a licitação da conclusão do parque possa, à luz da lei, ser finalmente realizada”, concluiu Storck.
Já o prefeito Juliano Hassan ressaltou o compromisso da gestão municipal com o setor: “Temos dado todo o apoio necessário ao desenvolvimento do turismo por compreendermos o seu poder de transformação econômica e social. A visita dos agentes reforça o reconhecimento da nossa região como destino promissor e consolidado no Sul do Brasil.”
O Famtour é uma ferramenta estratégica de promoção turística, aproximando os profissionais do setor das realidades locais, fortalecendo parcerias e incentivando a inclusão das cidades em pacotes e roteiros nacionais. Com o sucesso da visita, a expectativa é que os agentes se tornem multiplicadores das experiências vividas, impulsionando ainda mais o turismo em União da Vitória e Porto União.