A manhã desta quinta-feira (31) novamente foi gelada no Paraná. Duas cidades registraram temperaturas negativas e em quatro municípios foi registrada a temperatura mais baixa do mês de julho.
Na maioria das regiões paranaenses, entretanto, os valores nos termômetros começaram a subir. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a massa de ar frio e seco que derrubou as temperaturas nesta semana perde ainda mais a força nesta sexta-feira (01).

As menores temperaturas (e únicas negativas) desta quinta-feira (31) foram em General Carneiro, com -2,6°C, e São Mateus do Sul, que registrou -0,7°C. Apesar do frio, as temperaturas já estavam mais amenas do que no dia anterior.

As mudanças do tempo para os próximos dias estão relacionadas ao afastamento rápido, para o alto-mar, da massa de ar frio e seco que está sobre o Estado. “As massas de ar que predominaram em junho e julho sobre o Paraná tinham comportamento continental, isto é, o núcleo delas avançava sobre o continente e ficava por mais tempo. O frio era mais rigoroso na faixa Norte. Na massa de ar frio atual o núcleo está no oceano e o frio intenso não chegou com força no Norte, tanto que nesta quinta já deve aquecer por lá”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.