/33ª CINFABAN é um sucesso com belíssimas apresentações

33ª CINFABAN é um sucesso com belíssimas apresentações

No último sábado, dia 16, aconteceu em União da Vitória o 33º Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas – CINFABAN, promovido pela Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O evento foi realizando no Ginásio de Esportes Isael Pastuch e contou com a participação de 34 corporações dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, somando aproximadamente 1.600 pessoas participantes.

Neste ano, o evento contou com o apoio e empenho das secretarias de Administração, Esportes e UVTRAN, além das entidades educacionais como o Colégio Estadual São Cristóvão, Escola Municipal Vitória Fernandes, Escola Municipal Professor Serapião, E.E.B Nilo Peçanha de Porto União, UNINTER de União da Vitória, Escola Coração de Maria, UGV de União da Vitória e o patrocínio da ITAIPU BINACIONAL.

O Cinfaban foi um verdadeiro espetáculo de música e coreografias realizadas pelas corporações, com alguns destaques especiais. (CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS)

 

As corporações do Vale do Iguaçu que participaram conquistaram premiações importantes, tais como, a Banda Marcial Pantera do Vale e a Banda Marcial FABER que brilharam com as suas apresentações e foram muito ovacionadas pelo público presente.

Quanto as corporações de outras cidades, o destaque ficou por conta da Banda Municipal de Pinhão/PR, a campeã entre as bandas sinfônicas, a Banda Musical do Caximba de Curitiba com uma belíssima apresentação especial, assim como a Banda Marcial Sagrada Família de Ponta Grossa/PR.

Em uma análise geral, todas as corporações participantes apresentaram excelente nível técnico. A Banda Marcial Marista Pio XII de Ponta Grossa – PR foi a grande campeã geral do evento, conquistando a maior pontuação entre todas as participantes“, contou o presidente da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, Maestro José Carlos Gonçalves, que ao lado da sua esposa Berenice Gonçalves, idealizaram e organizam o evento até os dias de hoje.

O evento se estendeu conforme o previsto, das 08:00 às 22:00 horas com o Ginásio de Esportes Isael Pastuch com lotação máxima durante a maior parte do tempo, com um excelente público flutuante, sendo este o maior de todas as 33 realizações do CINFABAN. O evento teve também transmissão ao vivo pela internet com o registro de mais de 17.000 (dezessete mil) visualizações.

O balanço final é excelente, pois além de divulgar as cidades de União da Vitória e Porto União de uma forma positiva para os visitantes e trazer recursos econômicos para o comércio local, o concurso estimula a participação e a formação desta espécie de conjuntos, dando oportunidades às crianças e jovens da participação em uma atividade sadia, que não somente ensina música e coreografias, mas acima de tudo auxilia no processo pedagógico, educacional, formação moral, sociocultural e cívica dos indivíduos, a autoestima, desenvolvimento motor e psicomotor dos envolvidos no processo“, garantiu o Maestro.

Enquanto organizadores e mantenedores do CINFABAN, desde o ano de 1990, agradecemos imensamente a todos os participantes pelos espetáculos proporcionados, e aos que cooperaram com o sucesso do evento, sendo, Órgãos Públicos como a Prefeitura Municipal, a Itaipú Binacional, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais grupos privados, como a Imprensa local e Regional. Todos foram fundamentais para a realização de mais este CINFABAN. Com o sucesso obtido em 2025, os preparativos para o ano de 2026 serão iniciados nos próximos dias”, concluiu.