Neste mês de agosto, especificamente no dia 19, é comemorado o Dia Mundial da Fotografia e a data marca a importância desta profissão que se torna cada dia mais especial. Uma foto não é apenas responsável por eternizar momentos, mas também garantir a auto-estima de muitas pessoas.
É isso que destaca a fotógrafa Luana Luise, que a cada ano que passa conquista mais clientes garantindo a elas momentos especiais de valorização através dos cliques. Por meio de seu olhar sensível e criativo, captura momentos que contam histórias e refletem a essência das pessoas e lugares ao seu redor.
“Meu grande inspirador é o Sebastião Salgado – fotógrafo brasileiro que já viajou por mais de 120 países para seus projetos fotográficos – mas como não consigo viver só de fotografias de causas, preciso da fotografia comercial. Então eu procuro sempre conciliar, o trabalho, com a emoção”, contou.
Com uma trajetória profissional de 10 anos, Luana participou de várias exposições, destacando-se por suas obras impactantes.
Além da fotografia comercial, também está envolvida em diversas causas de impacto no município, sempre com um clique especial e diferenciado como por exemplo, “no dia das mulheres, eu fotografei uma mulher ‘Trans’. Isso causou um impacto forte, fui xingada, mas também recebi elogios”, lembrou a fotógrafa.
Com uma paixão inabalável pela fotografia, à fotógrafa Luana Luise investiu em sua formação com diversos cursos na área, o que a levou a se destacar no mercado. Ao longo de sua carreira, ela foi premiada cinco vezes como fotógrafa destaque da região, reconhecimento concedido pela empresa Líder em pesquisas e pelo Instituto Fama.
Entre os diversos trabalhos realizados, já marcou com fotografias de mulheres em suas mais variadas profissões, pontos turísticos e recordações de União da Vitória, enchentes, oficinas na rede pública como projeto de contrapartida pela contemplação de projetos da Lei Federal Aldir Blanc, Sarau de Natal, Sarau de mulheres e Exposição nas Amostras de Cursos na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
“A fotografia é uma forma de arte que nos permite expressar pensamentos, emoções e perspectivas únicas. Através dela, somos incentivados a prestar atenção aos detalhes. Inspira-nos a melhorar e nos dá um senso de pertencimento”, explica Luana.
Nesta data marcante para os profissionais, Luana Luise destaca que a foto pode sim fazer a diferença na vida das pessoas e acredita que poderá contribuir muito com seus cliques para União da Vitória e seus moradores. “Uso a fotografia para atrair olhares e impactar em causas sociais. Faço registros para que a população possa entender outros pontos de vistas, através de uma foto”, conclui.
Luana Luise Siqueira Luczka, 32 anos, é uma talentosa fotógrafa nascida em Porto União e atualmente residente em União da Vitória. Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), Luana também é licenciada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).