/Dom Maurício da Silva Jardim conduz Formação Missionária em União da Vitória

Dom Maurício da Silva Jardim conduz Formação Missionária em União da Vitória

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Instituto Piamarta, em União da Vitória, sediou a Formação Missionária, organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e assessorada por Dom Maurício da Silva Jardim, bispo referencial para a Ação Missionária no Brasil.

No sábado, dia 16, o encontro iniciou com a Oração das Laudes, momento de espiritualidade que reuniu padres, diáconos, religiosos, religiosas e seminaristas. Em seguida, Dom Maurício conduziu a formação, que seguiu até a tarde encerrando então com a Santa Missa, onde presidiu juntamente de Dom Walter Jorge e os padres concelebrantes, Pe. Emerson, Pe. Joviano, Pe. Levi, Pe. Antônio Carlos, Pe. Mário, Pe. José Damião, os diáconos Luiz e Jorge, além dos seminaristas.

Durante a programação de sábado, Dom Maurício destacou que a Igreja é missão porque Deus é missão e com isso o Espírito Santo chega antes. Ele lembrou ainda que “O mesmo Espírito que nos envia nos precede nas obras missionárias, evangelizando e indo até os afastados”.

Refletindo sobre a essência da missão, afirmou “Se o coração não arde, os pés não andam. A missão é a paixão por Jesus Cristo e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo. O missionário tem que ser apaixonado por Deus e pelo povo.”

No domingo, a formação reuniu coordenadores diocesanos e paroquiais, além de representantes de pastorais, movimentos, serviços e organismos da Diocese. O objetivo foi fortalecer a consciência missionária e renovar o compromisso com a evangelização.

Dom Maurício também ressaltou que o coração missionário é o coração que se empenha com a missão universal. Ao refletir sobre a natureza missionária da Igreja, afirmou que a missão é transbordamento do amor de Deus, da salvação e da misericórdia, que se expandem para todas as pessoas e concluiu que para compreender a missão, é preciso partir de Jesus Cristo.

Durante os dois dias, foram abordados temas como a teologia da missão, o ponto de partida da missão que nasce no coração da Trindade, e a missão que é de Deus e envia Seu Filho ao mundo. “A missão é o eixo da natureza da Igreja e se desenvolve na ação de cada batizado, pois todo católico é, por essência, missionário”, disse o bispo.

Antes da Santa Missa de domingo, alguns participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar suas experiências missionárias, incentivando outras pessoas a também seguirem este caminho.

O encontro se encerrou com a Santa Missa, presidida por Dom Walter Jorge e concelebrada por Dom Maurício, Pe. Emerson e Diácono José Laurindo.

Marcada pela partilha, estudo e oração, a Formação Missionária reforçou a vocação de todos os batizados: ser discípulos missionários, testemunhando o amor de Cristo no mundo.

Produção: Setor de Comunicação Diocese de União da Vitória