/Saiba quem serão os vereadores que irão apurar denúncia de quebra de decoro parlamentar em General Carneiro

Saiba quem serão os vereadores que irão apurar denúncia de quebra de decoro parlamentar em General Carneiro

A Câmara de Vereadores de General Carneiro acatou a denúncia do Partido Liberal – PL contra a vereadora Ana Cláudia Aparecida da Silva Ribeiro, acusada de quebra de decoro parlamentar e definiu a comissão processante que vai apurar a denúncia.

A comissão será formada pelos vereadores Luiz Otávio Gaiovicz (presidente), Everton Daniel Nathel (relator) e Natalício Martins (membro). Os nomes foram definidos por meio de sorteio durante a sessão e na presença do público. A função de cada membro foi definido em reunião fechada.

Com a instauração do processo político disciplinar será apurado se a vereadora descumpriu os princípios éticos e normas de conduta que os parlamentares devem seguir durante o exercício do seu mandato. O processo seguirá o rito estabelecido pela Lei Orgânica Municipal e pelo Regimento Interno da Câmara, assegurando a vereadora o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa.

Todas as medidas serão conduzidas com a necessária celeridade, transparência e respeito às normas legais, de modo a garantir que a decisão final reflita não apenas a letra da lei, mas também o anseio da comunidade por ética e responsabilidade no exercício da função pública.

Depois de concluída a fase de instauração, será emitido um parecer em sessão de julgamento, onde os vereadores poderão se manifestar e a vereadora investigada poderá se defender. O processo irá para votação, onde serão necessários dois terços dos votos dos vereadores para definir sobre a cassação ou absolvição. Enquanto o processo é tramitado, a vereadora segue exercendo seu cargo no legislativo normalmente.