/Nutricionista Charly Doliszny destaca cuidados e fala sobre “alimentos ultraprocessados que podem aumentar o risco de câncer de pulmão”

Nutricionista Charly Doliszny destaca cuidados e fala sobre “alimentos ultraprocessados que podem aumentar o risco de câncer de pulmão”

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o terceiro mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres no Brasil, com mais de 32 mil novos casos previstos por ano. Apenas em 2020, a doença foi responsável por 28.618 mortes no país. Se o padrão atual de consumo de tabaco for mantido, a estimativa é que até 2040 o número de casos cresça 65%, com aumento de 74% na mortalidade.

Nos últimos anos, o tratamento do câncer de pulmão avançou com imunoterapia e terapias alvo, permitindo que pacientes vivam mais anos, mesmo em casos metastáticos. Ainda assim, a prevenção continua sendo a melhor forma de enfrentar a doença.

Além de evitar o tabaco (inclusive cigarros eletrônicos), e praticar atividade física regularmente, “reduzir ultraprocessados e adotar uma alimentação equilibrada são fundamentais para prevenção“, comenta a nutricionista, Charly Doliszny.

Alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas e fast-food com baixa qualidade nutricional estão substituindo comidas caseiras mais nutritivas nas dietas das famílias. A nutricionista Charly Doliszny alerta que os ultra processados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão. Corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos são usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes.


Estudo divulgado em julho pela revista científica Thorax trouxe um alerta inédito: o consumo elevado de alimentos ultraprocessados está associado a um aumento de 41% no risco de câncer de pulmão. Foi a primeira pesquisa a relacionar diretamente esses alimentos, presentes na rotina de grande parte da população, com a incidência da doença.

Tudo isso é desfavorável, uma vez que, o processamento pode adicionar elementos químicos, como conservantes associados ao risco de câncer“, explica a doutora.

“Esses alimentos modificam nossa flora intestinal, matam nossas bactérias do bem, causam inflamação crônica no trato gastrointestinal, desregulam nosso metabolismo, oferecem mais calorias diárias do que precisamos (aumentando o risco de obesidade) e sobrecarregam alguns dos nossos órgãos que, dessa forma, podem entrar em falência precocemente”, detalha a nutricionista Charly Doliszny.

Agosto Branco: atenção aos hábitos de vida

A campanha Agosto Branco, voltada à conscientização sobre o câncer de pulmão, reforça a importância de olhar para hábitos de vida que podem reduzir riscos. Este ano, além do combate ao tabagismo, a campanha dá destaque à poluição e à alimentação saudável como fatores preventivos.

Dicas nutricionais para reduzir riscos
1. Priorize alimentos naturais e minimamente processados – frutas, verduras, legumes, grãos integrais, castanhas e sementes.
2. Aumente o consumo de vegetais coloridos – ricos em antioxidantes que protegem as células.
3. Inclua fontes de ômega-3 – peixes, chia e linhaça ajudam na ação anti-inflamatória.
4. Evite o excesso de carnes processadas – embutidos como salsicha, nuggets, presunto e bacon.
5. Reduza ultraprocessados – biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos e comidas prontas.
6. Beba bastante água – hidratação auxilia na eliminação de toxinas.
7. Prefira métodos de preparo saudáveis – cozinhar no vapor, assar, grelhar ou refogar.
8. Inclua fibras diariamente – frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
9. Controle o consumo de álcool – consumo frequente aumenta o risco de câncer.
10. Invista em variedade – pratos coloridos oferecem maior diversidade de vitaminas, minerais e compostos protetores.

Sobre a nutricionista

A Dra. Charly Doliszny atua como nutricionista clínica há 17 anos, especialista em emagrecimento e qualidade de vida. Atualmente atende nas cidades de União da Vitória, Curitiba, General Carneiro e Bituruna, também realiza atendimentos online.
Contato por WhatsApp: 42988194243
Acompanhe nas redes sociais @nutricionistacharly