Na tarde desta sexta-feira, dia 05, a Polícia Civil do Paraná, por meio da 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória, localizou e apreendeu um adolescente que estava foragido desde julho de 2024.
De acordo com a Polícia, havia um mandado de busca e apreensão e internamento expedido pela Vara da Infância e Juventude, em razão de sentença que determinou a medida socioeducativa de internação pelo prazo de três anos, decorrente de ato infracional análogo ao crime de latrocínio. O crime ocorreu no dia 13 de fevereiro de 2023, no bairro São Sebastião em União da Vitória e vitimou Neander Vieira Saraiva, que foi encontrado totalmente despido em um quarto de sua residência, com um cabo de USB envolto ao pescoço.
De acordo com a sentença, os adolescentes envolvidos agiram com extrema violência, resultando na morte da vítima por estrangulamento. Após o crime, eles subtraíram diversos bens, entre eles um automóvel Astra, que foi posteriormente incendiado na tentativa de dificultar as investigações. Segundo a decisão judicial, o jovem foi responsabilizado pelo ato infracional em conjunto com outros dois comparsas, recebendo a medida socioeducativa de internação em regime fechado. Os outros dois jovens já haviam iniciado o cumprimento da medida.
Operação no bairro Limeira
Após extenso trabalho investigativo, os policiais civis conseguiram localizar o adolescente no bairro Limeira, em União da Vitória. Ele até tentou fugir para uma região de mata fechada, mas foi capturado após perseguição dos policiais. Na mesma operação, também foram presos dois homens, de 29 e 30 anos, autuados em flagrante pelo crime de receptação, após serem encontrados em posse de uma câmera de monitoramento furtada.
Cumprimento da medida
O adolescente foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil e deverá ser transferido ao sistema socioeducativo para iniciar o cumprimento da internação.