A Pequena Central Hidrelétrica(PCH) Paiol Grande deverá ser construída no Rio Iratim, entre os municípios de Palmas e Bituruna. O empreendedor já requereu a Licença Prévia(LP) do empreendimento, que terá capacidade de 16,00 MW.
Para obtenção do licenciamento já foi apresentado o Estudo de Impacto Ambiental(EIA) visando aproveitamento energético, econômico e socioambiental. O Investimento é de aproximadamente R$ 80 milhões. A energia gerada será suficiente para o consumo de uma cidade com aproximadamente 50 mil habitantes.
A estimativa de mão-de-obra para a construção e operação do empreendimento é de 180 pessoas, entre trabalhadores terceirizados e diretos. Devido à proximidade do empreendimento com a cidade de Bituruna, cerca de 25 quilômetros, será fornecido transporte para todos os colaboradores. Para os que não forem residentes do município será fornecido alojamento dentro da cidade.
Audiências Públicas serão agendadas pelo IAT para apresentação EIA/RIMA, que deverão ser disponibilizados
às prefeituras dos municípios abrangidos pelo empreendimento, aos representantes do Ministério Público Estadual e/ou Federal, às bibliotecas municipais, às universidades regionais e ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.
NOVA TENTATIVA
A PCH Paiol Grande tramita desde 2011. Naquele tempo os Estudos e Relatórios foram avaliados pelo órgão ambiental do Paraná – extinto Instituto Ambiental do Paraná(IAP). Também ocorreram audiências púbicas em ambos municípios.
Conforme o atual EIA, o inventário hidrelétrico do rio Iratim foi aprovado no ano de 2002 e teve somente um empreendimento instalado até o momento, que a PCH Foz do Estrela no município de Coronel Domingos Soares, em funcionamento há cinco anos.
COM INFORMAÇÕES: Portal RBJ













