último final de semana, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), reuniu líderes e coordenadores em momentos de formação, capacitação e espiritualidade na cidade de São Mateus do Sul.
O encontro contou com a presença das matrizes das paróquias São Mateus, Perpétuo Socorro, São João do Triunfo e São Joaquim e Santana de Paulo Frontim, além dos coordenadores estadual e nacional da PPI, que contribuíram para que o encontro fosse produtivo e enriquecedor.
A programação incluiu momentos de espiritualidade conduzidos pelo Padre Daniel e a celebração da missa, realizada na Paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, presidida pelo Padre João Francisco. Também estiveram presentes os Padres Iomar Otto e Ivo Jablosnki. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra da Denise, da Pastoral da Saúde, sobre psicologia, trazendo importantes orientações para o cuidado com os idosos.
A coordenadora da pastoral, Sra. Izaura Padilha Woiciechowski, expressou sua gratidão “Louvo a Deus nosso Pai pelo momento tão especial que estivemos no último final de semana, com o encontro da Pastoral da Pessoa Idosa. Foi muito gratificante e importante compartilhar conhecimento e experiências com todas as líderes presentes.”
A coordenadora reforçou a importância de levar o aprendizado para as comunidades e cidades. “Que o Espírito Santo sempre nos ilumine nessa caminhada com a Pastoral da Pessoa Idosa. Agradecemos a todos que estavam presentes e à Diocese de União da Vitória por nos proporcionar oportunidades de ampliar a pastoral nas comunidades e cidades. Que possamos cada vez mais trabalhar pelo Reino de Deus, pois somos peregrinos de esperança.”
A Pastoral da Pessoa Idosa é uma ação da Igreja Católica voltada à atenção, cuidado e valorização das pessoas idosas. Sua missão é promover a dignidade, a saúde, a espiritualidade e o bem-estar dos idosos, incentivando sua participação nas comunidades e fortalecendo laços familiares e sociais. A PPI busca ainda capacitar líderes e agentes pastorais para atuar nas comunidades, oferecendo acompanhamento, momentos de oração, atividades educativas, culturais e de saúde. Por meio dessas ações, a pastoral se empenha em construir uma sociedade mais acolhedora e respeitosa com os idosos, valorizando sua experiência de vida e fé.
Produção: Setor de Comunicação Diocese de União da Vitória