/Diretor do Campus União da Vitória do IFPR participa de agenda estratégica em Brasília para fortalecimento da unidade e da Rede Federal

Diretor do Campus União da Vitória do IFPR participa de agenda estratégica em Brasília para fortalecimento da unidade e da Rede Federal

O diretor-geral do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Deividson Luiz Okopnik, esteve em Brasília, entre os dias 26 e 28 de agosto, acompanhado pelo reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, por representantes da reitoria da instituição e por diretores de outros campi, a fim de participar de uma série de reuniões estratégicas com órgãos do Governo Federal e parlamentares, visando o fortalecimento orçamentário, a consolidação das unidades existentes e a busca por novas parcerias.

A maratona de compromissos teve início na manhã do dia 26, com uma reunião na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Na ocasião, a equipe do conselho apresentou seu papel na representação e defesa dos Institutos Federais e levantou pautas de interesse do IFPR a serem levadas ao Congresso Nacional.

Ainda no dia 26, no período da tarde, foram realizados encontros com representantes do Ministério da Educação. A primeira reunião foi com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Marcelo Bregagnoli, que discutiu estratégias para o fortalecimento político e orçamentário do Instituto Federal. Durante o encontro, o secretário anunciou a liberação de orçamento para a construção de refeitórios em duas unidades da instituição. Em seguida, a comitiva reuniu-se com Vanderlei José Pettenon, diretor de desenvolvimento da Rede Federal, para debater os desafios orçamentários, o crescimento da rede e a preocupação com a escassez de códigos de vagas para servidores, essenciais para a consolidação dos campi existentes.

À noite, a comitiva do IFPR teve um encontro com a Bancada do Paraná na Câmara dos Deputados. O Reitor Adriano teve a oportunidade de apresentar a realidade dos campi e as possibilidades de expansão do atendimento à população. Questionado sobre o custo e o número de alunos da instituição, o Reitor foi enfático ao afirmar que, embora haja interesse dos deputados em investimento para a criação de novos campi, é fundamental garantir recursos e vagas para a consolidação das unidades já em funcionamento. Ao final, alguns deputados se comprometeram a organizar discussões para destinar emendas parlamentares ao IFPR.

Foco em União da Vitória

O segundo dia da agenda foi dedicado a uma às necessidades locais. O diretor do Campus União da Vitória percorreu gabinetes de Deputados Federais, apresentando projetos e pleiteando emendas parlamentares para a consolidação e expansão da unidade. Ao todo, o diretor foi recebido em 10 gabinetes, onde dialogou com deputados e assessores, com destaque para a bancada paranaense.

No mesmo dia, a agenda técnica incluiu uma reunião no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sobre sistemas de avaliação, e uma visita à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), buscando parcerias para a rádio do campus e a possibilidade de instalar uma retransmissora dos canais governamentais.

Planejamento e Perspectivas Futuras

O último dia, 28 de agosto, foi de imersão na estrutura da SETEC, com reuniões com diversas diretorias para entender melhor o fluxo de programas e políticas do Governo Federal. À tarde, uma discussão sobre o Orçamento de 2026 com o Pró-Reitor de Planejamento do IFPR, José Barbosa Dias Junior, buscou traçar estratégias para mitigar os impactos de um aumento orçamentário aquém do necessário.

Para o diretor, a viagem representou um passo importante para o futuro do campus.

“A viagem a Brasília e as discussões com representantes do Governo Federal se mostraram uma ótima oportunidade para apresentar o Campus União da Vitória aos representantes dos Deputados Federais, além de defender a consolidação da Rede Federal de Ensino. Abrimos contatos com pessoas importantes, que certamente trarão melhorias para o nosso campus no futuro”, avaliou Okopnik.