No último sábado, dia 13 de setembro, a Arquidiocese de Curitiba foi palco de um dos maiores encontros de juventude católica do país: o DNJ 2025 (Dia Nacional da Juventude), realizado na PUCPR, com o tema “Chamados à Santidade”.
O evento reuniu mais de 14 mil jovens de Curitiba, da Região Metropolitana e de diversas dioceses do Paraná e de outros estados. A Diocese de União da Vitória marcou presença com jovens da Paróquia São João Batista, de São João do Triunfo, e da Paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul, acompanhados por Douglas Lara.
A programação foi intensa e diversificada, característica de um evento pensado para o jovem que busca inovar e viver a fé de forma autêntica. Desde as primeiras horas da manhã até as 22h, os participantes puderam transitar entre vários ambientes simultâneos:
Espaço Santidade; Espaço Radicalidade; Espaço Meditativo; Espaço Esperança; Espaço Geek; Feira Vocacional, com a presença de diversas congregações religiosas e novas comunidades; Espaço Carlo Acutis, onde os jovens puderam venerar uma relíquia de primeiro grau do mais novo santo da Igreja Católica; Anfiteatro ao ar livre e muito mais.
O ponto alto do DNJ foi a Santa Missa às 18h, no Espaço Juventude, presidida por Dom José Antônio Peruzzo e Dom Adenis Roberto de Oliveira, com a concelebração do Pe. Clayton Munhoz, assessor da Juventude da Arquidiocese de Curitiba, e vários padres presentes. Após a missa, os jovens participaram de um show animado com a Comunidade Católica Colo de Deus, seguido de um profundo momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, encerrando o dia com chave de ouro.
Irmã Maria de Fátima, da Congregação das Irmãs Franciscanas Sagrada Família de Maria, que acompanhou os jovens da Paróquia São João Batista, partilhou sua alegria:
“Foi emocionante ver tantos jovens reunidos com o mesmo propósito: buscar a santidade e viver um encontro pessoal com Jesus. Voltamos para casa com o coração cheio de esperança e com a certeza de que Deus está levantando uma geração que não tem medo de ser santa.”
Este foi o maior DNJ da história da Arquidiocese de Curitiba. Mais que um simples evento ou aglomeração, foi um verdadeiro mover de Deus, unindo expressões, carismas e realidades diferentes para tocar o coração da juventude.
Texto e Foto: Irmã Maria de Fátima Paróquia São João Batista