O Paraná recebeu um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre o perigo potencial de tempestades serem registradas em 150 cidades da metade sul do estado. Entre as 150 cidades estão as 09 cidades da região da AMSULPAR.
O aviso é válido da manhã desta quinta, dia 02 até, pelo menos, às 10h desta sexta-feira, dia 03. Segundo o Inmet, neste período podem ser registrados queda de granizo, ventos intensos de até 60 km/h e chuvas volumosas, com precipitações de até 30 mm por hora ou até 50 mm por dia.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) explica que nesta quinta-feira, dia 02, a instabilidade atmosférica segue predominando sobre o estado, propiciando maior condições para chuvas com acumulados significativos na metade sul do estado, com temperaturas amenas.
Na metade norte, o céu permanece com nebulosidade variável e com possibilidade para alguma chuva localizada, mas sem expectativa para acumulados de chuva significativos, aponta o órgão.
“Na sexta-feira (3), as condições do tempo seguem muito parecidas com as dos últimos dias. Chuvas isoladas são previstas nas diversas regiões, porém, os maiores acumulados são esperados nas áreas da metade sul do estado. As temperaturas não apresentam grandes elevações ao longo do dia, com máximas em torno dos 25ºC e 26ºC entre o oeste e noroeste”, detalha.
Os meteorologistas afirmam que, para o sábado (4), ainda são previstas chuvas irregulares sobre o Paraná. Ao longo do dia, a tendência é que as precipitações se concentrem de forma mais significativa na metade sul do estado.
No domingo (5), explicam, o tempo deve ficar mais estável, com predomínio de sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva. “No sábado (4) e no domingo (5), com a aproximação de um sistema frontal do Sul do Brasil, é prevista uma intensificação do escoamento de norte, transportando calor para todas as regiões e, com isso, os termômetros deverão registrar valores próximos ou superiores aos 30ºC em praticamente todo o estado”, complementa o Simepar.