/Livro ‘transforma’ Erva-mate em versus e divulga receitas com uso da planta

Livro ‘transforma’ Erva-mate em versus e divulga receitas com uso da planta

O chimarrão é algo tradicional da nossa região, especialmente no Sul do Paraná e todo o Sul brasileiro. A Erva-mate produzida entre o Sul e Centro-Sul paranaense e Planalto Norte Catarinense tem um sabor diferenciado por conta da cobertura da Mata Atlântica, ou por ser nativa ou adensada no plantio em meio aos pinheiros, cedros, imbuías e demais árvores nativas. Conferindo sabor mais suave na composição final do Mate.

O requinte e valorização está no selo de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência (IP) abrangendo seis municípios: Antônio Olinto, Mallet, Rio Azul, Rebouças, São João do Triunfo e São Mateus do Sul. Formando assim a Região São Matheus e perfazendo a primeira IG para a Erva-mate do Brasil. O pioneirismo reconhece atributos próprios de um produto diferenciado e único.

Saindo um pouco do tradicional chimarrão, o intuito da equipe da IG-Mathe (Associação dos Amigos da Erva-mate) foi de levantar informações e oportunizar a expansão dos conhecimentos sobre a planta. Disso o uso em receitas culinárias, bebidas além do Mate e, também, criar poemas para trazer um esboço literário. Tanto que, também, reproduziu poemas de Arnoldo Prohmann, o ícone do assunto em São Mateus do Sul e região.

Disso, a obra “Erva-mate: na letra dos poemas e pratos culinários”. Criando um contexto de aproximação da comunidade regional com a valorização da cultura, dos valores, das tradições e da história são-mateuense. Arnoldo é o compositor da letra do Hino Municipal e tem em Edelar, sua filha, essa ligação costurada no livro. A equipe trabalhou na pesquisa de elementos para trazer um contexto, também, diferente.

Qualquer texto é importante, toda escrita é relevante. Ao trazer para o campo literário e envolver a gastronomia, a proposta visa fortalecer essa relação, no modo poético e culinário, da Erva-mate com o município e região. A construção tem elementos técnicos e visuais da poesia, de forma criativa, além de receitas diferenciadas. O sabor do Mate pode estar presente em diversas opções, basta olhar esse trabalho e apreciar a leitura.

É um projeto realizado por meio do Edital nº 012/2024 – Edital de Fomento a Ações Culturais – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento Cultural da Prefeitura de São Mateus do Sul, Estado do Paraná. No compromisso da equipe da IG-Mathe de usar esse recurso público para potencializar os valores culturais, tradicionais e as permanências materiais e imateriais existentes entre os são-mateuenses, e imortalizados nessa obra.

A IG traz uma amplitude de conhecimento, reconhecimento e valorização da Erva-mate de qualidade. O livro é mais um elemento no sentido de fortalecer essa identidade. No formato digital é fonte de pesquisa sobre o assunto, seja na forma acadêmica ou literária. Sem contar as receitas disponíveis para apreciar a Erva-mate além da cuia, do chimarrão, na sua forma mais tradicional. Nessa a proposta apresentada e executada.

Assessoria equipe IG-Mathe.