/Porto União em Festa: 5ª Frühlingsfest convida para quatro dias de música, tradição e lazer

Porto União em Festa: 5ª Frühlingsfest convida para quatro dias de música, tradição e lazer

De 9 a 12 de outubro, de quinta a domingo, o Instituto Cultural Grünenwald promove a 5ª Frühlingsfest – Festa das Flores e Etnias, em Porto União (SC). A extensa programação cultural é um convite a toda população para desfrutar da arte e riqueza da cultura local.

Ao todo serão promovidas aproximadamente 30 atividades culturais gratuitas e acessíveis, entre shows de música e dança, oficinas, rodas de conversas, contações de histórias, além de caminhada e pedal. A abertura oficial ocorre na quinta-feira (9), às 19h, no Distrito de São Miguel da Serra.

Confira aqui a programação completa do evento: https://abre.ai/todaprogramacao

A Festa das Flores e Etnias é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

“A Frühlingsfest fortalece o sentimento de identidade e pertencimento da comunidade. Além de movimentar o turismo e a economia local, a Festa cria um espaço de convivência entre gerações. É onde o passado e o presente se encontram por meio da música, dança, gastronomia e arte”, destaca Irene Weber, presidente do Instituto Cultural Grünenwald.

Música para todos os gostos

A música é um dos pontos altos da 5ª Frühlingsfest e vai embalar os quatro dias de programação. A cada noite, diferentes estilos sobem ao palco, garantindo entretenimento para todos os gostos. Entre as atrações, estão Gaudérios da Serra, com repertório de música tradicionalista gaúcha, a banda Slow Down, que mistura reggae e rock, as bandas Hardways, Flow Drive e Indigans, com a força do rock e da música independente. Mas isso não é tudo. Diversas bandas e grupos musicais vão se apresentar, e haverá ainda shows de dança e outras atrações artísticas.

Educação e Cultura

Contação de histórias e rodas de conversas vão envolver estudantes das escolas municipais e estaduais de Porto União. Lendas e contos das comunidades, o legado do Contestado, bem como narrativas de imigração, identidade e convivência das distintas culturas serão compartilhadas com as turmas escolares. Para Irene Weber, o envolvimento das crianças e escolas é fundamental para manter vivas as tradições e estimular o sentimento de pertencimento desde cedo.

“Quando os estudantes participam da programação, seja com apresentações ou oficinas, eles aprendem sobre a história, cultura e valores da comunidade de forma viva e educativa. Além disso, essa integração fortalece laços entre escola, família e sociedade, garantindo a continuidade e renovação das tradições culturais”, explica.

Gastronomia e artesanato

Serão cinco oficinas ao todo, entre elas destaca-se a de preparo do tempero do xixo, alimento típico da região. O público também poderá aprender técnicas de artesanato local e itens representativos de comunidades indígenas, bem como sobre dança e instrumentos musicais. A programação de oficinas pretende oferecer uma experiência cultural completa e incentivar a valorização das tradições locais e regionais.

Corpo em movimento

Completando a programação da 5ª Frühlingsfest, as atividades esportivas convidam o público a celebrar a primavera com movimento e contemplação. No sábado (11), a partir das 14h30, o Pedal da Primavera terá início no Instituto Grünenwald, percorrendo as redondezas em um trajeto que acolhe ciclistas de todos os níveis. No domingo (12), é a vez da 5ª Caminhada das Flores, que oferece dois percursos: um de 9 km, com saída às 8h30, e outro de 2 km, a partir das 9h – ambos com partida do Instituto. As inscrições para a caminhada devem ser realizadas exclusivamente pelo site portounião.caminhadas.info

Instituto Cultural Grünenwald

Fundado em 14 de maio de 2009, em Porto União (SC), o Instituto Cultural Grünenwald nasceu do esforço de preservar e promover as tradições germânicas na região. Desde então, vem promovendo integração comunitária e respeito ao patrimônio cultural local, mantendo viva a tradição e o legado deixados pelos imigrantes por meio de eventos, oficinas e apresentações.