Passar por um local, uma estrada pública e dividir espaço com porcos, cavalos, bois e vacas. Essa é uma rotina pouco comum na atualidade. Antes disso, cruzar por trilhos colocados em paralelo no acesso para a localidade e para evitar fuga de animais. São diferenciais da comunidade tradicional, devidamente documentada, do Faxinal do Emboque no município de São Mateus do Sul.
Manter a tradição é um desafio até diante de moradores locais, quiçá no ademais. Plantas e Erva-mate e barbaquá para o processamento no modo nostálgico do que foi o estopim de um desenvolvimento econômico regional, também estão dentro da localidade e, agora, registrados num livro. “Faxinal do Emboque: comunidade tradicional” é a publicação para retratar essa história, as tradições, legados e permanências.
Elizandra de Fatima Soares Marques observou a abertura do Edital nº 012/2024 – Edital de Fomento a Ações Culturais – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento Cultural da Prefeitura de São Mateus do Sul, Estado do Paraná. Nele viu a possibilidade de pesquisar melhor sobre a comunidade, sua história de formação, seu povo, suas tradições e permanências, batalha judicial e as expectativas e caminhos possíveis para o futuro.
O trabalho teve contribuição voluntária do jornalista Sidnei Muran, com formação em história e especializado em etnias e formação regional como historiador. Trazendo elementos de pesquisa e entrevistas para compor a publicação. O livro traz dados sobre a formação do Faxinal, seus precursores e mantenedores atuais e o momento atual em que encara uma batalha judicial para manter o criadouro comunitário.
Como produto final, um e-book a ser disponibilizado de forma gratuita para leitura, consulta, pesquisa e, mais que isso, imortalizar a história são-mateuense num diferencial perante a região, Estado, País e reconhecida mundialmente pela Organização da Nações Unidas (ONU) – parte do patrimônio mundial na cultura da Erva-mate. Numa luta de famílias da localidade e organismo para manter o uso comunitário do território, preservar a história e a cultura.
Para isso, o trabalho em si teve a execução iniciada numa ampla pesquisa de dados e informações, contextualizadas com documentos usados a partir de trabalhos acadêmicos e institucionais. Somados de entrevistas com moradores do Faxinal do Emboque mantenedores de particularidades faxinalenses. Além de contato com entidades e organismos envolvidos com a defesa desse modo tradicional, na elaboração da obra.
Site: faxinaldoemboque.blogspot.com
Instagram: @livroemboque
Baixe o livro Faxinal_do_Emboque_Comunidade_Tradicional