/Mais de 9 mil faltas em consultas médicas foram registradas somente neste ano em União da Vitória

Mais de 9 mil faltas em consultas médicas foram registradas somente neste ano em União da Vitória

9.343, esse é o número total de faltas que foram registradas em consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde e consultas com especialistas, na rede municipal de saúde de União da Vitória. O alerta foi dado pela Secretaria Municipal de Saúde, ao fazer o levantamento do número de consultas até o mês de setembro.

Entre janeiro e setembro de 2025, foram registradas 9.343 faltas entre consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e com médicos especialistas. O índice preocupa a Secretaria, que destaca os prejuízos causados pelo absenteísmo — termo utilizado para descrever a ausência sem justificativa em atendimentos agendados.

“Consideramos esse número alarmante, e nos preocupamos com a saúde das pessoas que faltaram nessas consultas”, afirmou a secretária de Saúde, dra. Sônia Guzzoni Drozda. Ela também destacou que as faltas representam uma perda significativa não só para o paciente, mas para toda a rede de saúde, “quando o paciente não comparece, ele tira a oportunidade de outra pessoa ser atendida naquele horário e atrasa toda a programação dos serviços”, explicou a médica.

De acordo com a secretária, as ausências ocorrem tanto em consultas de rotina quanto em atendimentos especializados, e afetam diretamente a fila de espera, o planejamento de atendimentos e o orçamento público. O impacto vai além da agenda do dia, ele também prejudica a fila de espera, pois outra pessoa poderia ser atendida neste horário.

A Secretaria de Saúde reforça que entende que imprevistos podem ocorrer, mas orienta que, em caso de desistência ou impossibilidade de comparecer, o paciente comunique a unidade de saúde com antecedência. “Pedimos que as pessoas compareçam as consultas ou então que comuniquem quando não puderem comparecer, para que outra pessoa possa ser beneficiada com este atendimento”, finalizou a secretária.