Mãe de 13 filhos de quatro patas, todos adotivos, a protetora Guga é uma referência no Vale do Iguaçu quanto o assunto é amor aos pets. Diariamente, ela se dedica em busca de garantir um lar para animais que vivem em vulnerabilidade.
Evelin Melina Tesseroli De Paula Dias, mais conhecida como “protetora Guga” conta que o amor pelos animais existe desde quando ainda era criança.
“Desde criança, os animais sempre fizeram parte dos meus dias e do meu coração“, conta ela. “Foi assim que nasceu em mim o desejo de ser uma protetora animal: por amor, por compaixão e pela certeza de que cada vida importa”, complementou.
Para a protetora Guga, a forma como tratamos os animais diz muito sobre nós. “Cuidar dos animais é fundamental, pois cada vida tem valor e merece respeito. Quando preservamos a vida dos animais e todas as suas espécies, contribuímos para o equilíbrio da natureza e para um mundo mais justo e compassivo. O cuidado com eles reflete o quanto somos humanos, cuidar é um ato de amor, responsabilidade e empatia”, disse.
O trabalho pelos animais vem fazendo a diferença no Vale do Iguaçu, mesmo diante das dificuldades. “Diariamente, como protetora, enfrento muitos desafios. O maior deles é a irresponsabilidade humana, que causa tanta dor e sofrimento aos animais. Além disso, há a falta de recursos, lares temporários e o grande número de pedidos de ajuda que chegam todos os dias. Mesmo diante das dificuldades, sigo com fé e amor, porque cada resgate representa uma vida transformada”, conta a protetora.
Ela ainda destaca que a “atuação dos protetores no Vale do Iguaçu é marcada por muita garra, amor e dedicação diária. Não existe hora ou dia para ajudar, os pedidos chegam a todo momento, e mesmo sem condições ideais, não conseguimos fechar os olhos diante do sofrimento animal. É um trabalho voluntário, feito com o coração, que transforma vidas e mostra o quanto a união e a empatia podem fazer a diferença”, afirmou.
Cuidar dos animais é uma missão que todos podem aderir e fazer a diferença. “As pessoas podem contribuir de diversas formas. Com doações diretamente aos protetores ou nas clínicas veterinárias, com ração, cobertores, potes, lares temporários e medicamentos. Toda ajuda é bem-vinda”, destaca a protetora Guga. “Cada gesto faz diferença e nos permite continuar esse trabalho de amor e cuidado com os animais que mais precisam”.
Há 19 anos atuando como protetora, Evelin Melina Tesseroli de Paula Dias está na causa que move sua vida e lhe dá forças para seguir todos os dias. “Com quase 40 anos, não tenho dúvidas de que essa é a minha missão nesta passagem chamada vida. Desejo ter sempre saúde e disposição para continuar me doando, resgatando e salvando cada vez mais vidas.”, finaliza.