/‘Mulheres do Mathe’ promovem 1º encontro para celebrar protagonismo feminino na cadeia produtiva da erva-mate

‘Mulheres do Mathe’ promovem 1º encontro para celebrar protagonismo feminino na cadeia produtiva da erva-mate

Reunião ocorre na sexta-feira, 24, no Mundo Mathe Materia, em União da Vitória. Mulheres envolvidas no processo – do plantio ao consumo – são convidadas 

Mulheres de União da Vitória e de municípios vizinhos se reúnem nesta sexta-feira, 24 de outubro, para o 1º Encontro da Associação Mulheres do Mathe — um evento que simboliza um novo capítulo na valorização do papel feminino em toda a cadeia produtiva da erva-mate, desde a colheita até o consumo final.

O encontro, que acontecerá a partir das 15h no Mundo Mathe Materia, marca também o início do movimento para a criação oficial da associação, voltada a inspirar, conectar e fortalecer mulheres que vivem o universo do mate — trabalhadoras, empreendedoras e produtoras que desempenham um papel essencial em uma das cadeias mais emblemáticas da cultura e da economia do Sul do Brasil. 

De acordo com dados recentes divulgados pelo Governo do Paraná, o Estado é hoje o maior produtor brasileiro de erva-mate, envolvendo cerca de 30 mil famílias e movimentando aproximadamente R$ 1,3 bilhão, segundo o Valor Bruto da Produção (VBP) de 2023. O Paraná também é berço de um cultivo único: a erva-mate sombreada, reconhecida neste ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como Patrimônio de Sistemas Agrícolas de Importância Global (GIAHS).

Mais do que uma tradição, a produção de erva-mate é um setor em expansão, com espaço para inovação e novos mercados, que vão desde chás até produtos de limpeza. Nesse cenário, as mulheres têm papel central, transmitindo de geração em geração o conhecimento sobre o cultivo e a transformação de uma planta que é símbolo de identidade e sustento.

“Neste primeiro encontro esperamos cerca de 30 mulheres. Será um evento muito bonito, que pretende consolidar um movimento de reconhecimento e empoderamento feminino, além de ser o pontapé para a criação da Associação Mulheres do Mathe”, destaca a empresária Elizabete Capeleti, conhecida como Rainha do Mate pela trajetória inspiradora no setor ervateiro. “Com a criação da associação, queremos fomentar investimentos e recursos que ampliem as oportunidades dessas mulheres, mostrando que é possível ir muito longe com a produção da erva-mate.”

O local escolhido, o Mundo Mathe Materia (Rodovia 476, km 355,5), é referência regional na difusão da cultura ervateira e na valorização de produtos locais. A programação inclui momentos de diálogo e troca de experiências, celebrando a força e a união das mulheres do mate.

SERVIÇO

1º Encontro da Associação Mulheres do Mathe
Data: 24 de outubro de 2025
Horário: 15h
Local: Mundo Mathe Materia – Rodovia 476, km 355,5, União da Vitória (PR) Investimento: Gratuito
Confirmação de presença: até 23 de outubro (quinta-feira) pelo telefone, 42 998178000 Outras informações: @mulheresdomathe