/OUTUBRO ROSA: “Saúde bucal, tantas vezes negligenciada, faz parte desse processo de cuidado integral”, lembra a cirurgiã dentista, Dra. Luciane Flareço

OUTUBRO ROSA: “Saúde bucal, tantas vezes negligenciada, faz parte desse processo de cuidado integral”, lembra a cirurgiã dentista, Dra. Luciane Flareço

O câncer de mama é uma enfermidade que afeta a vida de inúmeras pessoas em todo Brasil. Por conta disso, outubro é o mês de mobilização, sensibilização e conscientização sobre a doença. A campanha de adesão mundial possui como principais eixos a importância da mamografia, a detecção precoce e a prevenção primária da doença.

A prevenção da doença assume um papel central, mas é igualmente importante lembrar que, para aqueles já em tratamento, a saúde bucal desempenha um papel fundamental no bem-estar durante todo o processo.

A Dra. Luciane Flareço, cirurgiã dentista com consultório odontológico no bairro São Pedro, em Porto União destaca a importância de prevenir e tratar efeitos colaterais que surgem com a quimioterapia ou radioterapia, oferecendo mais qualidade de vida aos pacientes.

Segundo a Dra, pacientes oncológicos frequentemente enfrentam alterações na cavidade bucal, que impactam na mucosa e na produção de saliva. “Os pacientes oncológicos podem apresentam secura na mucosa bucal, mucosite, feridas , inflamações , alterações na língua e no paladar, sensibilidade nos dentes, sangramentos e até perda óssea”, explica.

Ainda de acordo com a cirurgiã dentista, pacientes que estão em tratamento devem evitar o tabagismo e o consumo de alimentos e bebidas irritantes. “Remover focos de infecção, como extração de dentes com problemas e o acompanhamento durante o tratamento para lidar com complicações que surgirem”, orienta.

A dentista aconselha que é necessário ser acompanhado por um odontólogo que auxilia na prevenção, tratamento e monitoramento destes efeitos adversos.

Câncer de boca: O outubro rosa é a oportunidade perfeita para falar sobre este assunto

Com toda a mobilização em torno da prevenção, Dra. Luciane Flareço alerta também sobre a atenção necessária para o câncer de boca que é uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde.

O câncer bucal também tem o autoexame que é fundamental para a detecção precoce. Observe se existem lesões na língua, gengiva, assoalho da boca e entre outras regiões. “É necessário higiene bucal rigorosa com escova macia , fio dental, cremes dentais com flúor e soluções para manter a boca úmida e aliviar feridas”, destaca.

Ao perceber algum incomum a primeira atitude é não se desesperar e ir urgente a um dentista. “O paciente deve ser submetido a testes específicos, exames e biópsia. Serão observadas lesões, manchas, feridas que não cicatrizam até 15 dias, inchaços ou nódulos”, explicou.

Com o diagnóstico constatando câncer na boca, o primeiro passo é o paciente se comprometer com o tratamento. “A conduta envolve a comunicação, encaminhamento e acompanhamento do caso com profissionais especializados na área”, detalhou.

O Outubro Rosa nos lembra que vencer o câncer de mama não significa apenas eliminar o tumor, mas também preservar a qualidade de vida das mulheres. “A saúde bucal, tantas vezes negligenciada, faz parte desse processo de cuidado integral”, conclui a doutora.

Sobre o consultório odontológico
Localizado no São Pedro, na Rua Emílio Wolf 170
O consultório possui um ambiente agradável e atendimento personalizado.
Pode agendar sua avaliação através do WhatsApp: 3522-0403