/Fonoaudióloga, Tatiane Stacechen fala sobre fonoterapia e exames auditivos

Fonoaudióloga, Tatiane Stacechen fala sobre fonoterapia e exames auditivos

Em Dezembro, no dia 09, é comemorado no Brasil o “Dia do Fonoaudiólogo”. Responsável por diagnosticar e tratar distúrbios relacionados à comunicação humana, o fonoaudiólogo atende pacientes com dificuldades na fala, audição, voz e linguagem, ajudando desde crianças com atraso no desenvolvimento da fala até adultos com problemas decorrentes de doenças neurológicas.

Em União da Vitória, a fonoaudióloga, Tatiane Stacechen, é especializada em terapia da fala e exames auditivos. “A terapia da fala ou fonoterapia e os exames auditivos são fundamentais para todas as fases da vida — da infância ao envelhecimento, pois desenvolve a fala e a linguagem, melhora o aprendizado e o desempenho escolar, trata dificuldades motoras da fala e a alimentação, ajuda idosos com problemas de saúde como AVC, entre muitos outros. Já os exames auditivos são essenciais, pois detectam perda auditiva precoce, avaliam a qualidade da audição, acompanham pessoas que usam aparelho auditivo, identificam zumbido, tontura, em resumo a fala e a audição andam juntas”, explica a fonoaudióloga.

A terapia da Fala pode ser fundamental na vida das pessoas para que possam ter uma melhor qualidade de vida. “Quando o paciente chega ao consultório realizo uma avaliação detalhada para entender: como a pessoa fala e compreende, como está a musculatura orofacial, como está a audição, hábitos, rotina e queixas, histórico de saúde e desenvolvimento. Identificando as causas e dificuldades realizo um plano terapêutico com objetivos personalizados, aplicando técnicas específicas para cada caso”, comenta.

A terapia fonoaudiológica traz grandes vantagens para a comunicação. “Vai muito além de aprender a falar, desenvolve a linguagem num todo, aumenta a auto-estima, facilita o aprendizado escolar, fortalece a musculatura orofacial, melhora a voz. É qualidade de vida”, destaca Tatiane.

O tratamento não é limitado e pode ser feito por pessoas de qualquer faixa etária. “Pode ser feita por pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos. A indicação depende da presença de qualquer dificuldade relacionada à fala, linguagem, audição, voz, leitura, escrita ou funções orofaciais”, destaca.

Uma das melhores formas de prevenir qualquer problema na fala e na audição é a consulta de rotina ao fonoaudiólogo e a realização de todos os exames de fonoaudiologia pedidos. “Os exames auditivos são essenciais porque avaliam não apenas o quanto a pessoa ouve, mas como o cérebro interpreta os sons. Detectam perda auditiva precoce, alguns exames avaliam o processamento auditivo e como o som chega ao cérebro, identificam problemas escolares, melhoram a qualidade de vida”, alerta.

É importante que todos façam uma consulta de prevenção ao fonoaudiólogo para avaliação. O profissional vai pedir ao paciente que realize alguns exames de rotina. No entanto, existem alguns sinais que devem levar uma pessoa a procurar pelos exames de forma mais rápida.

“O paciente deve buscar exames auditivos sempre que houver qualquer sinal de que a audição ou o processamento dos sons não está funcionando como deveria”, orienta.

– atraso de fala, linguagem ou aprendizagem

– falta de entendimento, mesmo “ouvindo”

– zumbido, tontura

– histórico de otite ou exposição a ruído

– queixa de escutar baixo ou dificuldade em ambientes ruidosos

– sinais de perda auditiva

A fonoaudióloga, Tatiane Stacechen destaca os exames mais comuns. “Os exames mais realizados no consultório são: audiometria tonal e vocal, imitanciometria e o PAC que é o teste de processamento auditivo central”, comenta.

O fonoaudiólogo exerce um grande papel na busca pela saúde, qualidade de vida e bem-estar. É por isso que é necessário que as pessoas entendam importância como um todo, bem como de seu tratamento.


Tfs Fonoaudiologia
Rua Santos Dumont, 600, União Da Vitória PR
Contato: (42) 99121-5390
Instagram: @tfsfonoaudiologia