O ambiente de trabalho precisa ser seguro para que as pessoas possam exercer suas atividades sem riscos. Esse é apenas um dos pontos que demonstram a importância do técnico de segurança do trabalho, cuja função é manter a saúde e proteger a integridade dos trabalhadores.

No dia 27 de novembro celebramos, no Brasil, o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, profissional com de grande importância para as empresas. A data foi escolhida devido à sanção da Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, que regularizou a profissão no País e estabeleceu as regras para a formação e atuação na área de Segurança do Trabalho.

Quem destaca a importância da profissão é a empresa Woodland Treinamentos e Consultar SST, especializada em treinamentos em segurança e saúde no trabalho, prevenção a incêndio, plano de evacuação e capacitação de equipes para um ambiente de trabalho mais seguro.

“A segurança do trabalho protege a saúde e a integridade dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Também melhora a produtividade e a qualidade na empresa, garante o cumprimento da legislação. Reduz custos para as empresas como multas por descumprimento de legislação, evita passivos trabalhistas, em alguns casos retenção de receita por descumprimento de clausulas de segurança com contratantes, além de promover uma cultura de responsabilidade social e bem-estar no ambiente de trabalho”, destaca a empresa.

O Técnico Segurança do Trabalho e responsável pela empresa, Vilson Kreutzfelt explica sobre o que é a profissão. “É o profissional responsável por prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo a saúde e a integridade física dos trabalhadores através da inspeção de instalações e equipamentos, identificação de riscos, elaboração de programas de prevenção, orientação sobre normas e o uso de equipamentos de proteção. Dentre as atividades incluem realizar treinamentos, analisar acidentes, gerenciar documentação de segurança e garantir o cumprimento da legislação”, explica.
A importância do técnico de segurança do trabalho se dá principalmente pela função de prevenir os acidentes e as doenças ocupacionais. Dependendo da característica da atividade, a exposição a um dos riscos pode ser mais intensa. Cabe ao técnico identificar, reconhecer, analisar, monitorar e antecipar-se aos perigos existentes no ambiente de trabalho.
Devido à importância do técnico de segurança do trabalho, há um amplo campo de atuação. “O mercado de trabalho está bastante aquecido, com alta demanda e boas perspectivas de crescimento, impulsionado pela obrigatoriedade legal e pela crescente preocupação das empresas com a prevenção de acidentes e a saúde dos colaboradores”, avalia Vilson Kreutzfelt. “Há um grande número de vagas abertas em diversos setores, como indústria, construção civil, agronegócio, logística e saúde. A carreira oferece estabilidade e potencial de bons salários, podendo variar bastante de acordo com a experiência, setor e região”, complementa.

Essa área é multidisciplinar, que requer um preparo adequado e constante atualização. “No Brasil, é necessária a conclusão de um curso técnico de nível médio na área, que é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)”, enfatiza.
O curso deve ser realizado em uma instituição de ensino devidamente credenciada pelo MEC e pela Secretaria do Trabalho. A duração média do curso varia de um a dois anos (ou 18 meses), com uma carga horária que pode incluir 1200 horas teóricas e práticas, além de um estágio supervisionado obrigatório de 400 horas.

O curso abrange disciplinas teóricas e práticas que preparam o profissional para identificar e mitigar riscos no ambiente de trabalho. Os temas incluem: Legislação trabalhista e Normas Regulamentadoras (NRs); Higiene e medicina do trabalho; Prevenção e combate a incêndios; Ergonomia; Análise de riscos e acidentes; Primeiros socorros; Gestão ambiental; Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A parte prática, muitas vezes na forma de estágio supervisionado, é fundamental para vivenciar cenários reais da profissão, como inspeções de segurança e simulações de emergência. Após a conclusão do curso e a obtenção do diploma, o profissional deve obter seu registro no site do Ministério do Trabalho e Emprego pelo Sistema de Registro Profissional – SIRPWEB para exercer legalmente a profissão.
Além do curso técnico, o profissional pode buscar, posteriormente, uma graduação em áreas afins (como Engenharia de Produção, Civil, entre outros) e, em seguida, uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, o que expande as possibilidades de atuação e especialização.

A profissão em técnico de segurança do trabalho tem se mostrado uma das mais promissoras e em alta demanda nos últimos anos. Um dos grandes atrativos dessa carreira é o curto prazo necessário para se qualificar. Além disso, os salários são bastante atrativos.
A Woodland Treinamentos e Consultar SST está preparada para te ajudar a ter sucesso na profissão. “Possuímos ampla proficiência nos mais variados setores produtivos: Construção pesada desde terraplenagem, implantação e pavimentação de rodovias, construção de pontes, obras aeroportuárias, obras industriais, construção civil, subestações elétricas e linhas de transmissão de redes elétricas, mineração, coleta e tratamento de resíduos, setor madeireiro de extração florestal ao beneficiamento, transporte e logística e prestação de serviços. Estamos preparados para garantir qualidade no serviço prestado para todos os alunos”, garante.

Woodland Treinamentos e Consultar SST
A WOODLAND TREINAMENTOS E CONSULTORIA SST iniciou suas atividades em novembro de 2005 em General Carneiro no ramo do Serviço Florestal. Com o passar dos anos, migrou para a Construção Civil, onde se estabeleceu em União da Vitória. A partir de 2023, aumentou o portfólio e passou a ofertar treinamentos no formato EAD. Instalou uma plataforma de gerenciamento de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), na qual efetua a gestão integral das empresas clientes, com participação do RH das mesmas e envio dos eventos do E-Social automaticamente aos órgãos públicos governamentais previstos pelo Decreto nº 8.373/2014.

Com a alteração da NR 1 em agosto de 2024, pela Portaria nº 1.419, do Ministério do Trabalho e Emprego, incluindo expressamente os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), a empresa realizou estudos aprofundados para ter o entendimento especializado sobre o tema, elaborando uma metodologia e ferramentas apropriadas para realizar a Avaliação dos Riscos Psicossociais (ARP), conforme orientado pela ISO 45003, a qual foi desenvolvida para esta finalidade.

Vilson Kreutzfelt atua como Técnico Segurança do Trabalho desde 2013. Já trabalhou em algumas empresas locais e grandes projetos (Subestação Rio dos Banhados e Ponte Jose Richa). Grande parte de sua carreira foi em grandes obras em Chapecó, Curitiba, Serra Catarinense, Foz do Iguaçu, Londrina, Joinville, Blumenau, Campos Novos, Lages, entre outras cidades. Já atuou-nos mais variados ramos com segurança do trabalho, desde empresas com 50 funcionários até multinacional com mais de 70 mil.

“Finalizo desejando um feliz e abençoado dia do Técnico em Segurança do Trabalho. Também aos engenheiros de Segurança Do trabalho, profissionais que com toda a certeza, dedicam todo o empenho e esforço para cuidar da segurança de todos aqueles e aquelas que saem de seus lares pela manhã e deixam seus entes aguardando sua volta com a integridade física e emocional resguardada”, finaliza.
WOODLAND TREINAMENTOS E CONSULTORIA SST
WhatsApp: (42) 99914-0533
Endereço: Rua Venceslau Bras, 207 – Cidade Nova – Porto União/SC
Instagram: @woodland_treinamentos
Site: www.woodlandsst.com.br













