Em sessão realizada nesta quarta-feira (3), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em 1º e 2º turnos o Projeto de Lei nº 1.179/2025, que autoriza o Poder Executivo a promover os atos necessários à efetivação da incorporação, pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), de cursos de graduação mantidos pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).
A proposta é fruto da elaboração de estudos técnicos e da realização de debates ocorridos no âmbito dos respectivos conselhos universitários e a aprovação ocorre após um trabalho árduo do deputado estadual Hussein Bakri, que, desde o início das tratativas, se dedicou para que esse projeto se tornasse realidade, beneficiando centenas de acadêmicos da região Sul do Paraná.

A expansão vai fortalecer o ensino superior na região da AMSULPAR, ofertando cursos gratuitos e de qualidade. Também será fundamental para fomentar o desenvolvimento educacional e socioeconômico regional, proporcionando condições de crescimento contínuo à Unespar, que terá ampliação de sua infraestrutura e de sua capacidade institucional e acadêmica.
“Dia histórico para a região de União da Vitória. Essa incorporação vai fortalecer o ensino superior da região sul do Paraná. Por unanimidade e em tempo recorde, aprovamos no plenário da Assembleia Legislativa o projeto de lei que autoriza o Governo do Paraná a incorporar a Uniuv à estrutura da Unespar. Já a partir do vestibular de 2026 da Unespar serão ofertados gratuitamente os cursos de Administração, Educação Física, Engenharia Civil, Odontologia e Sistemas de Informação. Universidades são indústrias sem chaminés, e essa conquista vai desenvolver muito a nossa região”, enfatizou o Líder do Governo.
A junção dos portfólios da Uniuv e da Unespar amplia a oferta de cursos de graduação e consolida a cidade de União da Vitória como um polo regional de formação universitária e de pesquisa.
A proposta prevê a incorporação de cinco cursos de graduação ofertados de forma presencial: Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia. Cada curso oferta 40 vagas anuais.
Os demais cursos de graduação presenciais ofertados atualmente pela Uniuv serão desativados de forma gradativa, garantindo aos alunos matriculados o direito de concluir suas formações. Entre eles estão Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial e Publicidade e Propaganda.
Atualmente, o quadro docente da Uniuv é composto por 66 professores, que serão cedidos para a Unespar, com ônus para a universidade estadual, por até 17 anos, conforme a desativação progressiva de parte dos cursos. A Unespar também assumirá a infraestrutura física, equipamentos e materiais do Centro Universitário. O patrimônio incorporado está avaliado em R$ 84,1 milhões, incluindo terrenos e edificações.
O campus de União da Vitória da Unespar conta atualmente com 11 cursos de graduação, dois cursos de mestrado, 110 professores, sendo 72 efetivos e 38 temporários, e 39 agentes universitários.













