Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: uma luta pela inclusão e oportunidade iguais
Neste dia 03 de dezembro é comemorado Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas e visa estimular a conscientização global, o compromisso e a ação em favor dos direitos das pessoas com deficiência, no caminho da promoção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Atleta do Arremesso de Peso para amputados.
No Vale do Iguaçu, quem fala com propriedade do assunto é o Responsável pelo Paradesporto de União da Vitória, Ednilson Godoy, que há anos se dedica na busca pela igualdade para todos.
“O dia celebrado é mais do que uma data no calendário, é um chamado para reflexão sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Aqui em União da Vitória essa reflexão ganhou forma concreta a partir do ano de 2012, quando assumi juntamente com meu amigo Edinho, o compromisso de desenvolver o projeto Paralímpico que hoje é consolidado como o Programa Paralímpico do município de União da Vitória desde 2017”, conta Ednilson Godoy.
Palestra na UNIUV
“O propósito sempre foi bem claro. Promover a inclusão com responsabilidade e oferecendo oportunidades reais, afastando o olhar de piedade da sociedade e apresentando um olhar que transforma vidas e que acredita que respeita e possibilita que cada pessoa com deficiência se descubra e se expresse dentro de suas potencialidades”, enfatiza Godoy.
Godoy conta que ao longo dos anos, o programa desenvolvido se tornou referência regional. “Muito mais que uma iniciativa esportiva é uma ferramenta de inclusão social. O paradesporto mostrou que é capaz de abrir caminhos, fortalecer autoestima e criar pertencimento”, avaliou.
Curso de Capacitação da ANDE e ANIVERSÁRIO DE 50 anos da Instituição.
Exemplo disso, é Crystian Felipe Godoy, atleta do Programa Paralímpico de União da Vitória. “O esporte paralímpico entrou na minha vida desde os 12 anos e ao longo dessa trajetória me ajudou a me moldar como pessoa, construir minha personalidade, enfrentar as barreiras do preconceito e da discriminação e me ensino muito”, destaca Crystian.
Ednilson Godoy e seus filhos Crystian e Vivian
“Fico feliz em ver todos os frutos que foram conquistados ao longo dos anos com nosso trabalho. As pessoas com deficiência não querem de forma alguma piedade e sim, oportunidades”, enfatiza Crystian.
“Tive muitos títulos e reconhecimentos como atleta paralímpico, mas sem dúvidas, o melhor deles é a sensação de pertencimento, de poder ser útil e descobrir o verdadeiro potencial através da dedicação força de vontade e da superação diária”, complementa.
Equipe de Petra.
“Enquanto cidadão, pai e funcionário da Secretaria de Esportes, tenho profundo orgulho do caminho percorrido e agradeço à todos que tem demonstrado sensibilidade humana e compreensão do verdadeiro objetivo do trabalho que é garantir dignidade, respeito e oportunidades reais”, fala Ednilson Godoy.
Campeonato Regional Sul 2025 em Joinville
“Neste dia 03 de dezembro, reforçamos nosso compromisso com a inclusão, que possamos continuar construindo juntos uma cidade onde todas as pessoas sejam vistas pelo que podem e querem alcançar”, finaliza Godoy.
Sede do Paralímpico Centro Paradesportivo Emília Domingues Slonski.Copa Interna de Bocha Paralímpica 2025.Palestra na UGVEntrevista na Rádio do Colégio Estadual Neusa Domit