/Crueldade: cachorro é abandonado com cordão que quase degolou seu pescoço

Crueldade: cachorro é abandonado com cordão que quase degolou seu pescoço

Um caso de abandono e maus-tratos contra animal chocou moradores de General Carneiro. Um cachorro sem raça definida foi encontrado abandonado e amarrado próximo ao Colégio Izelina, no bairro Monte Castelo, após os proprietários de um lava car deixarem o local.

O animal estava amarrado pelo pescoço com um cordão, que acabou causando um ferimento profundo, deixando parte do pescoço em carne viva. Devido ao tempo em que permaneceu no local, o cão apresentava muitas larvas na ferida, além de estar aparentemente magro e com sinais evidentes de maus-tratos.

Sensibilizados com a situação, moradores anônimos realizaram o resgate e acionaram atendimento veterinário. A médica veterinária Dra. Indiamara Zanlorenze realizou os procedimentos necessários para salvar o cãozinho, que agora recebe os cuidados adequados.

Até o momento, não foi registrado boletim de ocorrência contra os responsáveis pelo abandono e pelos maus-tratos.

VEJA O VÍDEO:

Crime previsto em lei
O abandono e os maus-tratos a animais são considerados crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/98, com pena que pode chegar a reclusão e multa, especialmente quando há sofrimento, ferimentos graves ou mutilação.

Denuncie
Casos como este reforçam a importância da denúncia. Situações de maus-tratos ou abandono podem ser comunicadas à Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia do Meio Ambiente ou órgãos de proteção animal do município. A denúncia é fundamental para que os responsáveis sejam identificados e punidos, evitando que novos casos aconteçam.