/Laticínio Três Gerações celebra o Dia Internacional do Queijo Quark e valoriza o leite regional

Laticínio Três Gerações celebra o Dia Internacional do Queijo Quark e valoriza o leite regional

Celebrado em 19 de janeiro, o Dia Internacional do Queijo Quark destaca um alimento leve, versátil e cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. De origem europeia, o quark se caracteriza pela textura cremosa, sabor suave e alto valor nutricional, sendo amplamente utilizado tanto em receitas doces quanto salgadas.

No Sul do Paraná, região reconhecida pela forte tradição na pecuária leiteira, a data ganha ainda mais relevância. Em União da Vitória, o Laticínio Três Gerações se destaca pela produção artesanal aliada à tecnologia e ao respeito às características locais do leite. Para marcar a data, conversamos com o produtor Pedro Ivo Ilkiv, que falou sobre o queijo quark, a cadeia do leite e a importância da região no cenário lácteo.

“Todo dia reservado para homenagear alguém ou algum produto tem o objetivo de manter viva a história. No caso do queijo quark, a data é importante para conhecer os benefícios e as curiosidades do produto. O queijo quark nós não produzimos, mas no Brasil é muito comum o queijo minas frescal, que é semelhante ao quark: um queijo branco, com pouca gordura, macio e muito utilizado”, explica o produtor.

“Seu consumo é comum no café da manhã e combina com frutas frescas e geleias. Uma curiosidade é que ele costuma ser confundido com a ricota. Muita gente acha que é a mesma coisa, mas, na verdade, são totalmente diferentes”, comenta.

O Laticínio Três Gerações produz queijo coalho, minas frescal e queijo colonial meia-cura, sendo referência em toda a região de União da Vitória. A produção é feita com leite proveniente das próprias vacas da propriedade. “O nosso principal diferencial é o leite fresco tipo A, que tem qualidade superior. Na Europa e nos Estados Unidos, o leite mais vendido é o fresco; já no Brasil, o consumo maior é do leite de caixinha”, destacou.

“O Brasil é o quarto maior produtor global, com cerca de 35 bilhões de litros por ano, e 55% dessa produção vem da agricultura familiar, que gera cerca de 1,2 milhão de empregos. União da Vitória conta atualmente com apenas nove produtores”, pontuou Pedro Ivo.

No Dia Internacional do Queijo Quark, o Laticínio Três Gerações deixa aos consumidores uma mensagem de valorização dos produtos regionais do Sul do Paraná. “É importante o consumidor valorizar os produtos regionais, pois assim se estabelece uma relação de confiança entre quem produz e quem consome, promovendo a garantia da rastreabilidade e da qualidade”, avaliou.

Laticínio Três Gerações
Avenida Paula Freitas, S/N – Colônia Olendina, no bairro São Sebastião em União da Vitória/PR
Instagram: @laticiniotresgeracoes