/Paraná já teve dois candidatos a presidente da República e Ratinho Junior pode ser o terceiro

Paraná já teve dois candidatos a presidente da República e Ratinho Junior pode ser o terceiro

É cada vez mais real a possibilidade do atual governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), virar candidato a presidente da República em 2026. As chances de Ratinho Junior ter vez na disputa parecem ter aumentado nas últimas semanas, já que Tarcísio disse recentemente que apoiaria o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e que priorizava buscar a reeleição em São Paulo neste ano.

Além disso, na segunda-feira (26) o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, descartou a possibilidade de seu partido apoiar Flávio Bolsonaro (PL) na corrida pelo Palácio do Planalto. Ainda segundo ele, a sigla terá um candidato próprio caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não se candidate à Presidência.

Os nomes que Kassab cita são os de Ratinho Jr, governador do Paraná, e Eduardo Leite, que comanda o Rio Grande do Sul. “O PSD tem uma posição muito clara. Se o governador Tarcísio for candidato, o PSD irá apoiá-lo. Caso ele não seja candidato, nós temos dois pré-candidatos, dois excelentes governadores”, declarou o cacique do PSD.

Caso seja confirmada a candidatura de Ratinho Jr, o Paraná teria, pela terceira vez, um político local disputando o mais alto cargo do país. As outras duas ocasiões em que isso ocorreu foram em 1989, na primeira eleição presidencial direta após a ditadura militar (1964-1985) e a promulgação da Constituição Federal de 1988; e em 2018.

Com informações: Bem Paraná