/Estudantes do IFPR de União da Vitória se classificam para a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Informática

Estudantes do IFPR de União da Vitória se classificam para a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Informática

Os estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Reuel Kulibaba e Silvano Vaz Filho, estão classificados para a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Informática – OBI, que será realizada no dia 14 de agosto. Eles representarão o IFPR – campus de União da Vitória

A fase local ocorreu no dia 30 de maio, no campus, e os dois alunos classificados foram os únicos participantes representando a unidade. Os estudantes estão competindo na modalidade programação e aqueles que conseguirem a melhor pontuação na fase estadual se classificam para a nacional, que será realizada em setembro.

“A prova da primeira fase foi um pouco mais difícil do que imaginávamos, mas estamos confiantes para a fase estadual, embora seja na mesma semana da Olimpíada Brasileira de Robótica, que também participaremos, o que compromete um pouco a nossa preparação”, comenta Silvano.

De acordo com o professor de programação da unidade, Helder da Luz, a expectativa é que para o próximo ano o campus tenha uma participação mais expressiva no evento, obtendo um número maior de classificados. “Temos excelentes programadores no campus e acredito que a colocação do Reuel e do Silvano irá despertar o interesse de mais estudantes para participarem da OBI e, sem dúvidas, os resultados serão ótimos”, finaliza.

A OBI é organizada pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é realizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia. Durante a olimpíada são desenvolvidas atividades que envolvem desafio, engenhosidade e competição.