/Planalto Norte está entre as regiões que registraram os menores valores de chuva nos últimos 65 dias

Planalto Norte está entre as regiões que registraram os menores valores de chuva nos últimos 65 dias

Foto e fonte: Jmais.com.br

A falta de chuva em Santa Catarina está levando o estado a uma situação de estiagem. Essa condição é acompanhada pela Epagri/Ciram nas estações hidrológicas por ela monitoradas, que registram quinze pontos críticos nos seguintes municípios: Canoinhas, Palhoça, Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado, Taió, São João Batista, São Martinho, Passos Maia, Tangará, Concórdia, Camboriú e Rio Negrinho.

De acordo com o pesquisador de hidrologia Guilherme Miranda, nas regiões mais críticas o total de precipitação acumulada entre os dias 1º de junho e 5 de agosto está em torno de 40% a 50% da média climatológica. As regiões do Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí são os territórios que registraram os menores valores de chuva nos últimos 65 dias.

“Para agravar a situação, a previsão para os próximos dias é de pouca chuva”, diz o meteorologista Clóvis Correa. Segundo ele, no dia 10 de agosto há previsão de chuva com volume entre 5 e 10mm num período de 24 horas nas regiões do Oeste ao Sul do Estado. Já entre os dias 13 e 14 de agosto há previsão com valores pouco significativos, entre 10 a 20 mm, em todas as regiões de Santa Catarina. “Provavelmente, as chuvas previstas para os próximos dias não alterarão o quadro de estiagem em Santa Catarina”, diz.

Essa condição de pouca ocorrência de chuva impacta na disponibilidade de água nos rios dos complexos e das bacias hidrográficas de Jacutinga, Tubarão, Camboriú, Cubatão do Sul, Peixe, Chapecó, Itajaí-Açú, Canoinhas, Negro e Tijucas.