/NASF de União da Vitória oferece grupo de emagrecimento gratuito

NASF de União da Vitória oferece grupo de emagrecimento gratuito

Está acima do peso, mas não consegue emagrecer sozinho? A Secretaria de Saúde, por meio do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – oferece o Grupo Mexa-se pela vida. As inscrições estão abertas para novos grupos nos bairros São Brás e Rio D’Areia. A ação é voltada para pacientes do SUS com sobrepeso e obesidade.

O objetivo do grupo é mudar o estilo de vida do paciente através da reeducação alimentar e atividade física. Serão quatro semanas de acompanhamento com nutricionista, fisioterapeuta, educadora física e assistente social. “Os participantes recebem informações sobre alimentação saudável como a importância da ingestão de alimentos in natura, interpretação de rótulos, a diferença entre fome e vontade de comer, bem como os motivos pelos quais as pessoas ganham peso e o que necessita ser feito para emagrecer”, afirma a nutricionista responsável pelo grupo Larissa Coas. Em conjunto com o paciente, também é criado um card&aacut e;pio a ser seguido com metas a serem monitoras.

As profissionais também abordam os prejuízos do ganho de peso em relação à saúde e as principais doenças que o acúmulo de gordura pode trazer. Além disso, os pacientes vão aprender exercícios físicos para perda de peso que podem ser feitos em casa. “Objetos como um cabo de vassoura ou uma cadeira podem ser utilizados. Ou até mesmo uma simples caminhada. O importante é praticar alguma atividade física”, explica a educadora física, Veridiane de Fátima Fernandes. A fisioterapeuta Marina Clivatti e a assistência social Mauren Fernanda Karpovicz completam o time.

No bairro São Brás, o grupo inicia no dia 22 de agosto. Os encontros serão sempre às quintas-feiras às 10h da manhã, no Centro Comunitário. No Rio D’Areia, a atividade começará no dia 20 de setembro e as reuniões serão às terças-feiras às 14, também no Centro Comunitário. Para se inscrever é preciso ir até a Unidade Básica de Saúde do Bairro e preencher a ficha de inscrição, que também estará disponível pelo site http://uniaodavitoria.pr.gov.br/.