/Academia de Saúde dos Conjuntos de União da Vitória oferece atividades físicas de graça

Academia de Saúde dos Conjuntos de União da Vitória oferece atividades físicas de graça

Já imaginou fazer pilates, aula de dança ou circuito funcional de graça? A Secretaria de Saúde disponibiliza na Academia de Saúde, na região de Conjuntos, no bairro João Paulo II, diversas atividades físicas para pacientes do SUS. É possível fazer aulas de pilates, musculação, caminhada, corrida, ritmos e circuito funcional totalmente de graça.

No total, cerca de 100 pessoas participam das práticas. A dona Zuleima Pelepek tem 65 anos e é aluna de pilates. Ela começou há três anos, parou após uma queda, mas fez questão de retornar. “Tenho mais disposição, ânimo para o trabalho, mais vontade para tudo. É uma atividade que me faz muito bem”, afirma.

As aulas de pilates são ministradas pela fisioterapeuta Marina Sarturi às terças-feiras das 13h30 às 14h30 e às sextas-feiras, das 8h30 às 9h30 da manhã. “O pilates é indicado para qualquer tipo de pessoa. Os principais benefícios são alongamento e fortalecimento muscular, além disso trabalha a questão postural, respiração e equilíbrio. É um exercício bem completo”, destaca.

Desde o início das atividades, além da evolução pessoal dos alunos, foi possível perceber diminuição no número de consultas médicas e redução do uso de medicamentos para dor e problemas de coluna. Após as aulas de pilates, a Micheli de Souza, moradora do bairro Cristo Rei, emagreceu 10 quilos e se recuperou da hérnia de disco. “Pelo excesso de peso e pelas dores acabei ficando mais atrofiada e com a aula eu tenho mais facilidade de fazer coisas do dia a dia que antes eu não realizava”. A Elisângela Vargas concorda. “Minha qualidade de vida melhorou 100%. Antes atividade física do que remédios”, afirma a moradora do bairro, que faz pila tes, ritmos e bola suíça.

As atividades de musculação, caminhada, corrida, ritmos e circuito funcional são coordenadas pela educadora física Veridiane de Fátima Fernandes. Para participar é preciso possuir o cartão e entrar em contato com a Academia de Saúde dos Conjuntos, que fica na rua das Hortênsias ao lado da UBS de Saúde dos Conjuntos, no Bairro João Paulo II.